Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), com sede em Porto Seguro, concluíram uma operação de dois dias visando o combate ao desmatamento, produção ilegal de carvão vegetal e criação de gado em áreas de Preservação Permanente (APP), nos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas e Teixeira de Freitas.
Durante a operação foram apreendidos 37 sacos de dois quilos de carvão, além de uma grande quantidade de material ainda não embalado e 130 sacos vazios, utilizados para comercialização. Os policiais desativaram e destruíram seis fornos ilegais de produção de carvão.
Além disso, segundo informa o comando da especializada, um pecuarista foi notificado por criar gado livremente em uma área recém-reflorestada, onde os animais estavam destruindo mudas de mata nativa. Os responsáveis foram autuados com Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e, no caso dos produtores ilegais de carvão, também foram emitidos Termos de Fiel Depositário para o material apreendido.
Todos os registros das ações foram encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências legais.