Combate à seca: Léo Lopes busca 8 poços artesianos no Governo da Bahia para o interior de Itamaraju

Combate à seca: Léo Lopes busca 8 poços artesianos no Governo da Bahia para o interior de Itamaraju
10 março 12:23 2016 Imprimir esta notícia

O vereador Léo Lopes que em dezembro passado teve audiência na CERB requerendo três poços artesianos para interior de Itamaraju, na companhia do deputado estadual Carlos Robson “Robinho” (PP) e o deputado federal Ronaldo Carletto (PP), voltou a se reunir em audiência com o engenheiro civil Marcos Vinícius Ferreira Bulhões, presidente da CERB – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), que se trata de uma empresa referência no Estado no abastecimento de água no meio rural, na consolidação da perfuração de poços e construção de barragens.

Desde dezembro que a CERB já havia autorizado a perfuração de três poços artesianos nos povoados de Nova Esperança, Pirajá e Itabrasil, no município de Itamaraju, por solicitação do vereador Léo Lopes. Em Nova Esperança a obra já foi concluída e neste momento a água está em análise para que o sistema possa receber autorização de funcionamento. Já Pirajá e Itabrasil tiveram suas perfurações autorizadas.

O parlamentar também agradeceu o atendimento das obras que estão em andamento e ao mesmo tempo pediu celeridade nos trabalhos, tendo em vista que a escassez de água naquela região tem sido grande e a população destas comunidades tem procurado alternativas para não ficar sem água e as opções não têm dado conta de abastecer os povoamentos como os moradores precisam.

leocerbd1Segundo o vereador Léo Lopes o objetivo é buscar mais alternativas para o interior de Itamaraju em razão da insuficiência de água com a falta de chuva na região e o esvaziamento dos reservatórios e rios. Para Léo Lopes, o importante agora é se unir, na busca permanente das alternativas no Governo do Estado e que a Prefeitura tenha a boa vontade política de assinar todos os convênios conquistados por ele para que a população não sofra as cruéis conseqüências com a falta de água.

O vereador e advogado Léo Lopes ainda teve audiência com o advogado Mahomed Mahmud Saigg Neto, Coordenador Estadual do DNECS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, onde solicitou oficialmente ao órgão que faça a análise de outros 5 distritos do interior de Itamaraju, objetivando obter um parecer técnico para as perfurações de outros poços artesianos, também nestes novos povoamentos com a contemplação de Pirají, Campo Alegre, São Paulinho, Vila União e Coração Central, com a finalidade de combater a falta d’água no interior do município. Mahomed Saigg aceitou a solicitação e já autorizou uma equipe para ainda este mês de março viajar para Itamaraju no intuito de já começar a trabalhar nos novos estudos. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: