Começa nesta quinta-feira (10) o 6º Encontro dos Poetas do Espaço Cultural da Paz de Teixeira de Freitas

Começa nesta quinta-feira (10) o 6º Encontro dos Poetas do Espaço Cultural da Paz de Teixeira de Freitas
09 dezembro 16:56 2015 Imprimir esta notícia

Começa nesta quinta-feira (10/12) e termina no domingo (13), o 6º Encontro Regional dos Poetas que ocorrerá no Espaço Cultural da Paz, na Rua da Paz, no bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas. O evento que ocorre a cada dois anos, reunirá este ano artistas literários da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, além de cantadores e grupos teatrais.

O evento terá início nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro. A partir das 08h o evento começa com a Oficina de Bonecas Abayomi com Alessandra Simões. Às 09h Oficina de Cartões Eco Ternura com Dida Tomé utilizando materiais renováveis da natureza. Às 17h haverá exposição de artes com os artistas Stanislau Siepiersk (mosaico), Elias Diprado (Pinturas), Maicon (pinturas) e Irley Jesus (Pituras).

Às 18h dezenas de poetas se encontrarão para declamar suas poesias no varal poético com participação de Ramiro Guedes, Ijail Amaral, Cynara Novaes, Frei Paulo, Silvio Rosas, João Carlos de Oliveira, João Rodrigues Pinto, Nete Moraes, Lílian e Loren Saig, Letícia Monteiro. E haverá a participação dos convidados Sumário Santana e Clareana Santana (Eunápolis), Gilvan Florêncio e Jeff Castro (Porto Seguro), Poeta Napoleão (Caravelas), Risomar Fasanaro (Osasco) e David Ranciaro (Manaus).

Ainda na quinta-feira (10), às 19h30 haverá o lançamento de várias obras literárias, entre elas estará o inédito livro da poetisa Cynara Novaes, o livro “Eu e meus eus” do poeta Silvio Rosas, e o livro “Sonhos de Marita” da escritora e professora mestre Enelita de Sousa Freitas.

E às 20h30 intelectuais e escritores de notório saber sobre a língua portuguesa e de grande contribuição literária e artística a cultura, a arte e a educação se reunirão numa mesa redonda sob a coordenação do poeta Almir Zarfeg para formar a primeira plenária que objetiva fecundar a ideia da criação da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, já a partir das 09h, haverá a continuação da Oficina de cartões com materiais reciclados da natureza e uma mostra poética e declamações com artistas literários. As 18h ocorre um Torneio de Xadrez. Às 20h30 acontece um show de cantos da terra com a participação dos artistas Almicar, Antenor, Cássio, Daniel Zaniqueli, Daves, Gilson Leite, Jorge da Sanfona, Liko Lisboa, Lucas Aragão, Mara Lílian, Marcelo Calazans, Marcos Sena, Mestre Dema, Nara, Rafael, Reynan Ferreira e Tainá Bogo.

No Sábado, dia 12 de dezembro, às 09h ocorre a mostra do resultado da Oficina de Cartões. As 09h30 Ensaio de Cirandas com Mestre Dema e Elizete Oliveira. As 10h Torneio de Xadrez. As 16h30, programação infantil com teatro, jogral, desenhos e produção de textos. As 20h Mestre Dema e Flautas da Paz com o lançamento do CD de Zé Alves e Grupo Viola de Bolso.

De acordo com o artista cultural José Alberto, o popular “Zé da Bahiana”, gestor do Espaço Cultural da Paz, o 6º Encontro Regional dos Poetas termina na manhã de domingo com um bate-papo sobre o movimento cultural no extremo sul da Bahia e durante todos os quatro dias do evento terá sua programação diversificada, entre oficinas, recital de poesia, artesanato, cordel, artes plásticas, varal poético, teatro, shows com cantadores e e muita ciranda. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: