Começam as obras de ampliação da Ponte da Japara Grande na BA-001 no trecho Prado/Cumuruxatiba

Começam as obras de ampliação da Ponte da Japara Grande na BA-001 no trecho Prado/Cumuruxatiba
22 fevereiro 12:12 2019 Imprimir esta notícia

As obras da Ponte sobre o Rio da Japara Grande, às margens da BA-001 no trecho entre a cidade de Prado ao distrito de Cumuruxatiba que teve sua construção iniciada em dezembro de 2015 e ficou pronta em janeiro de 2017, teve suas obras reiniciadas, no intuito que seja ampliada, já prevendo a possível obra do asfaltamento entre Prado/Cumuruxatiba.

Em 8 de outubro 2015, a ponte sobre o rio Japara Grande na altura do Km-20 da BA-001, no trecho Prado ao distrito de Cumuruxatiba foi incendiada, possivelmente por habitantes revoltados com as condições precárias da passagem, que em maré alta ficava submersa pelas águas do manguezal e por causa do incêndio na ocasião. Por quase dois meses os habitantes do litoral norte de Prado passaram percorrer 18 quilômetros a mais, por causa de um desvio obrigatório que a população foi necessária fazer para que a normalidade da região não sofresse com a destruição da ponte e com o impasse da construção de uma nova.

Mas o processo licitatório para construção da Ponte de concreto já estava em andamento e as obras começaram dois meses depois. Com início das obras, ao lado, foi reconstruída uma ponte de madeira provisória que foi construída com ajuda do poder público municipal e com a participação de empresários e moradores da região. A ponte de madeira está funcionando até os dias atuais, porque a ponte nova que foi construída sobre o rio Japara Grande e que custou um valor de R$ 2.245.145,85 com recursos oriundos do Governo da Bahia, até então não teve as suas cabeceiras ligadas a estrada.

A ponte de concreto construída no local mede 10 metros de largura por 36 metros de extensão. Mas no dia 17 de setembro de 2018, o governador Ruy Costa autorizou a realização de uma nova licitação para a ampliação da ponte, com a construção de mais 36 metros para o norte e 36 metros ao sul, que após concluídas as obras, a ponte medirá 108 metros de extensão e cobrirá toda baixada do rio da Japara Grande, cuja licitação ocorreu em 1º de outubro de 2018. E nesta última segunda-feira (18/02), as obras da ampliação da sua extensão começaram.

Conforme a prefeita do município de Prado, Mayra Brito (PP), a persistência para que estas obras saíssem do papel foi grande, entretanto, ela comemora o início das obras, dizendo que a ponte já sendo ampliada para ficar dentro do padrão da futura pista que ligará à cidade do Prado ao distrito de Cumuruxatiba. Tendo em vista que o governador Rui Costa já confirmou em três oportunidades em suas últimas vindas a região, que está viabilizando a verba do Banco Mundial ou do Banco Europeu sobre a chancela do Ministério da Economia do Brasil para construir o asfalto da BA-001 no trecho Prado/Cumuruxatiba/Corumbau/Caraíva/Trancoso, mas caso não consiga o empréstimo, o próprio governo da Bahia fará a obra por etapas e ainda em 2019, daria início ao processo licitatório para a construção do asfalto do primeiro trecho Prado/Cumuruxatiba. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: