Corrupção é o maior problema do país, aponta Datafolha

Corrupção é o maior problema do país, aponta Datafolha
29 novembro 12:59 2015 Imprimir esta notícia

Pela primeira vez, a corrupção é apontada pelos eleitores brasileiros como o principal problema do país. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pela Folha de S.Paulo. O tema nunca havia aparecido na liderança das preocupações dos brasileiros desde que o levantamento começou a ser feito, em 1996. A saúde era destacada como maior mazela desde 2008.

Desta vez, a corrupção foi lembrada por 34% dos entrevistados. A saúde aparece em segundo lugar (16%), seguida pelo desemprego (10%) e pela educação e pela violência (ambos com 8%). Para 6%, a economia é o principal problema do Brasil no momento.

O Datafolha ouviu 3.541 pessoas entre os dias 25 e 26. A pesquisa coincide com a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), por obstrução às investigações da Operação Lava Jato, na última quarta-feira (25). Um dia antes, a Polícia Federal prendeu o pecuarista e empresário José Carlos Bumlai, suspeito de se beneficiar do esquema de corrupção na Petrobras. Amigo do ex-presidente Lula, Bumlai tinha livre trânsito no Palácio do Planalto na gestão do petista.

Ainda de acordo com o Datafolha, nos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso, o maior índice alcançado pela corrupção na lista de maiores problemas dos brasileiros era de 9%.

A pesquisa também aponta melhora na avaliação da presidente Dilma. O índice de rejeição ao seu governo caiu de 71% em agosto para 67% agora. Outros 22% consideram sua gestão regular (era 20% na pesquisa anterior). Subiu de 8% para 10% o percentual dos que avaliam seu governo como bom ou ótimo. (Congresso Em Foco)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.