Curso do e-Social atraiu funcionários de empresas e servidores públicos de toda região em Teixeira de Freitas

Curso do e-Social atraiu funcionários de empresas e servidores públicos de toda região em Teixeira de Freitas
16 setembro 11:53 2018 Imprimir esta notícia

A cidade de Teixeira de Freitas sediou nos últimos dias 13 e 14 de setembro, um importante evento de qualificação, denominado de “Curso e-Social Rotinas e Implantação”, ministrado pelo professor André Amorim, oriundo da empresa Pontocom Assessoria e Consultoria, estabelecida em Salvador e que atua no desenvolvimento de soluções em consultoria das entidades públicas, tendo como  diferencial a expertise na eficiência e eficácia da implantação de processos administrativos, fiscais e sociais e o curso, teve o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas áreas de Contabilidade, Recursos Humanos e obrigações acessórias, quanto à alimentação do e-Social, para as entidades do Setor Público.

esociald2O evento reuniu funcionários e servidores públicos dos principais municípios da região. Durante os dois dias os públicos alvos apreenderam sobre a nova plataforma do programa e-Social, como os vínculos empregatícios, admissão, a folha de pagamento, as contribuições previdenciárias, o recolhimento do FGTS, aviso prévio, férias, eventuais acidentes de trabalho e escriturais fiscais, tudo isso terá de ser registrado na plataforma de obrigações trabalhistas. Essas informações, que eram enviadas individualmente para o INSS, Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência ou para a Caixa Econômica Federal, geravam muita burocracia e troca excessiva de dados e o e-Social veio para facilitar o envio e ao mesmo tempo para o governo melhor gerenciar.

esociald1O executivo Rafael Teixeira, diretor comercial do Pontocom Assessoria e Consultoria, explica que a adesão ao sistema representará, principalmente, uma transformação cultural. Mais do que em termos de procedimentos técnicos, será preciso inovar na forma como os setores da empresa se comunicam. Para ele, se existe um assunto que vem impactando a rotina de inúmeros profissionais é a implantação do e-Social. Muitos estão atentos às multas e penalidades que serão aplicadas pelo descumprimento da nova exigência governamental, mas nem todos pararam para perceber como o novo sistema pode representar uma oportunidade de engajar lideranças.

esocialdDe acordo com a contabilista Eliane Rocha, diretora do Escritório Eliane Rocha Consultoria Contábil, instituição estabelecida em Teixeira de Freitas e promotora do evento, o e-Social é nada mais do que um portal online através do qual as empresas e as instituições públicas deverão transmitir suas obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. O instrumento de prestação de contas tem como finalidade unificar o envio de informações das empresas e dos órgãos públicos para o Governo Federal, por meio de um arquivo XML. Assim, folha de pagamento e leis trabalhistas passarão por fiscalização eletrônica em tempo real, onde ele centraliza o registro de dados que eram lançados em plataformas individuais e até mesmo no papel. Mas a adequação ao novo sistema demanda uma série de investimentos, desde o desenvolvimento de programas que possam ser integrados ao ambiente web service da Receita Federal até a capacitação de colaboradores para utilizarem o novo programa. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: