Empresários participam do 1⁰ Workshop da Proden em Eunápolis

Empresários participam do 1⁰ Workshop da Proden em Eunápolis
22 março 23:05 2019 Imprimir esta notícia

Evento abordou temas atuais que beneficiam o desenvolvimento empresarial no Sul da Bahia

Realizado na noite de quarta-feira, 20 de março, na sede da Associação Pró Desenvolvimentista do Extremo Sul (PRODEN), o 1⁰ Workshop Associativismo Desenvolvimento Empresarial buscou proporcionar aprendizado e direcionamento estratégico na tomada de decisões nos negócios, reforçando a importância do associativismo para o fortalecimento da economia da região.

Com uma abordagem intimista sobre as diversas ramificações das possíveis reformas nas ações e posturas empresariais, o advogado e especialista em direito ambiental e direito corporativo, Leandro Mosello, apontou em sua palestra, diversos seguimentos de reformas no âmbito empresarial como a trabalhista, normativas, conceituais e administrativas. Além disso, o palestrante incentivou os participantes a se engajarem nas reformas necessárias aos seus empreendimentos como combustível para o crescimento do negócio, deixando de lado a chamada “zona de conforto”. “Enquanto empreendedores, precisamos entender a reforma como algo útil para o desenvolvimento. É fundamental que o empresário implemente reformas no seu negócio”, destacou Mosello.

Além do conhecimento e avaliação das condições do seu negócio, o empresário também precisa compreender aspectos relacionados aos custos e formação de preço em serviços. Este foi o tema abordado pelo doutor em controladoria e contabilidade, Robson Braga. “Em um mercado competitivo, gerar valor é fundamental na empresa, e para isso o empreendedor precisa entender a estrutura comercial do seu negócio como a precificação de produtos e serviços, custos fixos e variáveis e, principalmente, sobre as despesas do próprio empresário”, salientou Robson.

Para o coordenador de operações da empresa Sollum Florestal, Humberto Jorge Sarmentoo evento oportunizou aprendizado e ampliação das noções de gestão. “Os temas abordados foram perfeitamente adequados aos conhecimentos e às ações que precisamos colocar em prática no nosso negócio”, afirmou Sarmento.

A presidente da Proden, Victoria Rizo, destacou que o primeiro workshop foi de grande importância para o empresário conseguir entender qual a postura que ele deve adotar para os novos negócios dentro do momento que a sociedade está vivendo. “É muito mais proveitoso para a empresa quando o empreendedor conhece o cenário legal na atualidade, e junto a isso, compreende as práticas de precificação e valor dentro do seu negócio”, enfatizou, Rizo. (Da redação TN)

 

  Categorias: