No fim da tarde desta segunda-feira, dia 17 de julho, policiais militares deslocaram-se à rua Itapetinga, no bairro São Lourenço, região central de Teixeira de Freitas, onde segundo relatos de vizinhos, um homem estaria alterado e já havia matado o cachorro da própria mãe, além de ameaçar agredi-la.
Quando os militares chegaram ao endereço depararam-se com José Pereira de Souza, de 41 anos, em visível estado de embriaguez e além de matar o animal a pauladas, ainda dependurou o pequeno cão pelos pés no muro de sua própria residência. Essa seria a segunda vez que o beberrão descontaria sua fúria em um animal, já que segundo moradores próximos, o mesmo já teria espancado até a morte um gato.
Ainda conforme depoimento de vizinhos, José Pereira teria ficado quase o dia inteiro bebendo cachaça, que de tão ruim seria conhecida por “fubuia” e de tão alcoólatra que é, seria capaz de beber qualquer líquido que ao menos possua o odor de álcool. Durante o ataque de fúria o acusado ainda teria provocado um quebra-quebra no interior da casa da própria mãe.
Como estava colocando em risco a vida da genitora e de vizinhos, José Pereira de Souza, de 41 anos, recebeu voz de prisão e acabou conduzido e apresentado à Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (DEPOL), onde pernoitou na carceragem para posteriormente prestar depoimento. Ele deve responder por maus tratos, crime contra os animais e ameaça. (Por Ronildo Brito e Tyago Ramos)