Entidades lítero-culturais brasileiras celebram os 25 anos do livro “Água Preta”, de Almir Zarfeg

Postado por Teixeira News | 16 de maio de 2016 18:10

Na noite deste último sábado (14/5), na festa anual de premiação da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, o jornalista e poeta Almir Zarfeg, que é membro titular e delegado da ARTPOP, foi homenageado pela própria ARTPOP e por outras 4 entidades lítero-culturais com honrarias grandiosas em comemoração aos seus 25 anos de literatura.

Em agosto de 1991, ele publicava o seu primeiro livro de poemas, “Água Preta”, em homenagem a sua terra natal “Itanhém”. O livro, que já teve três edições nesse período, ganhará a 4ª edição em 2016 e, também, participará da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 26 de agosto a 4 de setembro de 2016. A edição comemorativa será prefaciada pelo poeta e editor mineiro Wilmar Silva.

aguad3[1]Zarfeg ganhou da Academia de Artes de Cabo Frio a Medalha Personalidade 2015 e recebeu da própria ARTPOP uma Moção de Aplauso pelos 25 anos do seu livro “Água Preta”. Zarfeg também recebeu uma homenagem surpresa e especial da Associação Internacional de Escritores e da Associação Cultural de Maceió, que lhe fizeram a entrega da Comenda Marechal Floriano Peixoto. Ele foi agraciado também pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) com o certificado de honra e reconhecimento internacional “Destaque do Ano 2015” pelo jubileu de prata “25 anos de poesia”, entregue pelo presidente da FEBACLA, Dom Alexandre Carvalho.

aguad2[2]Ainda pela FEBACLA e pelo Memorial Gonçalves Dias de São Luís do Maranhão, o poeta Almir Zarfeg foi nobilitado com o Troféu Mérito Cultural e Literário Gonçalves Dias. E a sua maior surpresa da noite ainda estava por vir, qual seja, o Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos, Históricos e Literários do Rio de Janeiro, instituição oficial de pesquisas históricas, filosóficas e culturais do Brasil com chancela da Organização das Nações Unidas e do Ministério das Relações Exteriores, condecorou o artista com o título de Doutor Honoris Causa em Literatura.

aguad1[3]Almir Zarfeg – que é membro titular e delegado da ARTPOP e membro de várias outras academias de letras do país e recebeu o segundo título de Doutor Honoris Causa na sua carreira literária – é ainda um dos fundadores, titular da Cadeira nº 01 e presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL).

aguad[4]“Sem palavras para agradecer a tantas homenagens e reconhecimento. A sensação é de que tudo que fiz literariamente nas últimas duas décadas e meia valeu muito a pena. Gratidão e gratidão”, disse Zarfeg.

aguad5[5]A cerimônia que homenageou o poeta baiano Almir Zarfeg aconteceu na própria Academia de Artes de Cabo Frio, que é uma das mais importantes agremiações lítero-culturais do país e está sediada na pátria da arte e da literatura brasileira – Cabo Frio. Na sua festa de premiação anual, a instituição se junta a outras entidades e agremiações brasileiras com chancela do Ministério da Cultura para outorgar personalidades que foram eleitas pelos seus colegiados, oriundas de várias partes do país. (Da redação TN).

Endnotes:
  1. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/05/aguad3.jpg
  2. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/05/aguad2.jpg
  3. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/05/aguad1.jpg
  4. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/05/aguad5.jpg
  5. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/05/aguad51.jpg

Source URL: https://teixeiranews.com.br/entidades-litero-culturais-brasileiras-celebram-os-25-anos-do-livro-agua-preta-de-almir-zarfeg/