Fibria e Instituto Marcos Daniel registram ave rara em Reserva localizada em Linhares-ES

Fibria e Instituto Marcos Daniel registram ave rara em Reserva localizada em Linhares-ES
04 janeiro 17:35 2016 Imprimir esta notícia

Uma espécie rara e criticamente ameaçada de extinção foi registrada recentemente na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Recanto das Antas, situada no município de Linhares (ES). Trata-se do Neomorphus geoffrovi dulcis (jacu-estalo), ave característica da Mata Atlântica, de ocorrência natural no Espírito Santo, leste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro.

O registro foi realizado pela equipe do Programa Pró-Tapir, iniciativa desenvolvida pelo Instituto Marcos Daniel, com a parceria da Fibria, cujo objetivo é elaborar ações para a conservação da anta. Para monitorar o maior mamífero terrestre brasileiro, a equipe instalou armadilhas fotográficas, na RPPN. Além da anta, muitas outras espécies da fauna têm sido registradas e, neste caso em particular, a boa notícia foi o registro fotográfico do jacu-estalo.

“São escassos os registros desta espécie nos últimos 50 anos, visto que suas populações são naturalmente muito baixas e pouco se sabe sobre a ecologia dessa ave. Nas áreas da Fibria, por exemplo, esta é apenas a segunda vez que conseguimos registrar a espécie”, explicou José Francisco Pissinati, técnico de Pesquisa de Campo do Centro de Tecnologia da Fibria. O primeiro registro do jacu-estalo, segundo ele, ocorreu em 2007, na mesma Reserva.

O jacu-estalo faz parte da lista vermelha da fauna criticamente ameaçada de extinção no Espírito Santo, além de compor também a lista de 2014 de espécies criticamente em perigo do Ministério do Meio Ambiente.

O registro desta espécie da fauna silvestre, sabidamente ameaçada de extinção e de ocorrência natural em baixo nível populacional, ratifica mais uma vez a assertividade do modelo de manejo adotado pela Fibria, segundo observam Reginaldo Mafia, coordenador de Proteção e Recursos Naturais do Centro de Tecnologia da empresa, e Andressa Gatti, coordenadora do Programa Pró-Tapir. (Informações: Rogéria Gomes)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.