Ibametro e Procon estão de olho na venda de produtos natalinos

Ibametro e Procon estão de olho na venda de produtos natalinos
16 dezembro 16:57 2015 Imprimir esta notícia

Mais de 200 brinquedos foram apreendidos, em Salvador e no interior do estado, pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), entre os dias 7 de dezembro e final da manhã desta terça-feira (15). O órgão esteve em 70 estabelecimentos, onde conferiu itens destinados ao público infantil, por meio da Operação Natal Seguro, que foi prorrogada até a próxima sexta-feira (18).

A falta do selo do instituto foi o motivo da apreensão de 95% dos produtos, que segundo avaliação do Ibametro comprometiam a segurança do consumidor. “O nosso cuidado é para retirar de circulação produtos que podem [causar] algum tipo de acidente de consumo”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Selo obrigatório

O coordenador de Fiscalização do Ibametro, Adauto Mascarenhas, explica que o selo do órgão fiscalizador nos brinquedos é obrigatório, além de um código que assegura a relação entre o produto e o nível de qualidade.  “O número de certificado do produto garante que o selo foi concedido para a mercadoria e que ninguém manipulou”.

Quando se trata de brinquedo encartelado, com grampos na embalagem, é necessário orientar os pais para retirar os mesmos antes de entregar às crianças. Mascarenhas alerta que, se a embalagem for plástica, deve constar a observação de que precisa ser retirada por causa do risco de provocar asfixia, além da indicação da faixa etária. Os estabelecimentos que não respeitam as exigências do órgão estão sujeitos a multas e até à apreensão das mercadorias. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.