IF Baiano realiza o 1º Encontro dos Saberes em Teixeira de Freitas

IF Baiano realiza o 1º Encontro dos Saberes em Teixeira de Freitas
17 outubro 22:44 2018 Imprimir esta notícia

Começaram na manhã desta última terça-feira (16/10) e termina na próxima sexta-feira (19/10), no Instituto Federal Baiano, Campus Teixeira de Freitas, os trabalhos do I Encontro dos Saberes, projeto que foi criado para formatar vários outros eventos ligados à pesquisa e extensão existente no IF Baiano em um só momento, viabilizando a logística de execução dos mesmos. Com uma programação extensa para toda a semana (16 a 19 de outubro) e a disposição de toda comunidade teixeirense, a mesa redonda foi o evento de abertura e teve a participação do professor doutor e vereador Jonathan Molar (SD).

Com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, numa linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos, a mesa redonda teve como tema “Ciência para a redução das desigualdades”, e contou com a participação dos professores André Domingues dos Santos e Luanna Chácara Pires, do Campus Paulo Freire da UFSB – Universidade do Sul da Bahi; Flávio Araújo Vieira, do IF Baiano e do professor universitário Jonathan Molar, do Campus X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia e Faculdade Pitágoras.

IF 02A professora Etiene Santiago, uma das organizadoras do evento, explica que “a ciência tem um papel fundamental no desenvolvimento da população em geral, por isso, o objetivo proposto para essa mesa redonda é discutir como ela [a ciência] pode chegar nas populações mais carentes, que mais precisam. O instituto foi dividido entre trabalhos intelectuais e manuais para contemplar e divulgar o processo da ciência e seus resultados”.

Após contribuições dos demais professores sobre igualdade de gênero, arte e educação, o vereador e professor Jonathan Molar abordou a temática da Administração Pública como utilização da ferramenta da ciência. “Quanto maior o número de técnicos e pessoas qualificadas nessa área, em tese, melhor a eficiência da Administração Pública de uma gestão. Sem dúvidas, a ciência pode ser uma ferramenta valiosa, por ter um conhecimento mais aprofundado tanto da parte teórica quanto da prática para aprimorar a gestão pública”, esclarece o professor.

IF 03Ainda apontou diversos dados nacionais sobre desigualdade social, corrupção, distribuição de recursos, investimentos na educação e saúde, além de salientar a função do aluno na sociedade, que pode contribuir de maneira social e intelectual, afim de reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento das comunidades com maior índice de vulnerabilidade socioeconômica.

O I Encontro de Saberes vai até o dia 19 de outubro com apresentações de projetos, mesa redonda, apresentações cientificas, oficinas e minicursos para alunos e toda a comunidade teixeirense. (Por Andressa Lima)

  Categorias: