Inaugurado Centro de Formação Profissional em Teixeira de Freitas

Inaugurado Centro de Formação Profissional em Teixeira de Freitas
10 dezembro 09:55 2015 Imprimir esta notícia

A Prefeitura de Teixeira de Freitas inaugurou na tarde desta última terça-feira (8) o Centro Municipal de Formação Profissional com expressiva participação da comunidade local. Na plateia, histórias comoventes de quem mudou de vida a partir da aprendizagem promovida pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com outras entidades.

O Centro possui salas e equipamentos adequados para o desenvolvimento de oficinas e cursos, oferecidos durante todo o ano para a comunidade. Atualmente, cerca de 400 pessoas participam das capacitações ofertadas, em parceria com entidades como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

centrod2Larissas, Julianas, Flávios, Marias e Joãos aplaudiram a inauguração do espaço, iniciativa do prefeito João Bosco, para “garantir as oportunidades à população”, conforme afirmou. Daiane Rios contou que já participou de um dos cursos, mas “a estrutura era outra, não era adequada, eu achei ótimo esse espaço, é uma oportunidade que a gente tem e que eu vou aproveitar”, disse ela, já fazendo planos para o futuro. A solenidade contou com a participação a supervisora regional do Senac Beatriz Agda.

“Eu aprendo todo dia, já fui servente de pedreiro, e hoje sou grato a Deus pela oportunidade de, como prefeito, inaugurar esse Centro de Formação Profissional”, destacou João Bosco, e complementou: “isso significa que os teixeirenses têm um local digno, preparado com cuidado, para que possam aprender um ofício”, disse ele bastante emocionado.

centrod1A secretária de Assistência Social, Jussara Bahia, explicou didaticamente que a política pública para oferta da qualificação profissional completa um ciclo iniciado com a garantia da renda mínima à população, por meio do Bolsa Família, exigência da permanência das crianças na escola, e a oportunidade para o desenvolvimento profissional dos cidadãos, “ e estamos fazendo isso com qualidade”, concluiu a secretária.

Com emoção, a coordenadora do Centro, Agadema Oliveira, citou exemplos de pessoas que já mudaram de vida a partir dos cursos. “Nós temos pessoas que viviam em situação quase de miséria, fizeram curso do Pronatec, hoje trabalham e já pensam em abrir seu próprio negócio, isso demonstra que essa política funciona”, expôs Agadema.

centrodO Centro Municipal de Formação Profissional possui laboratório de informática, sala de manicure, cabeleireiro, imagem pessoal, modelagem, costura – com quase 30 máquinas novas, sendo 50 ao todo –, e sala para aulas teóricas, além dos espaços de convivência e administrativos. O Centro está à disposição de todos os teixeirenses, a previsão é de que, em 2016, mais de 20 cursos diferentes sejam ofertados, em diversas áreas. O Centro fica localizado no centro da cidade, na rua da antiga Sorveteria São José. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.