O NEOJIBA, programa do Governo da Bahia reconhecido internacionalmente por promover desenvolvimento social através da música, abriu inscrições para 511 vagas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As oportunidades estão distribuídas em 10 núcleos localizados em Salvador e nas cidades de Feira de Santana, Jequié, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
As inscrições iniciaram em 27 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro, podendo ser realizadas por meio de formulário online. A partir de 3 de fevereiro, também será possível efetuar a inscrição presencialmente nos núcleos correspondentes. As vagas abrangem turmas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais.
Os participantes terão acesso a ensaios em grupo, aulas de instrumento, aulas teóricas e outras atividades complementares, realizadas de segunda a sexta-feira, no turno oposto ao escolar. O programa oferece gratuitamente os instrumentos musicais, materiais didáticos e lanches necessários para a participação.
O diretor educacional do NEOJIBA, José Henrique de Campos, destaca que não há pré-requisitos ou necessidade de conhecimento musical prévio para concorrer às vagas. “Para participar, basta ter interesse e estar na idade correspondente para a vaga desejada”, afirma. Ele acrescenta que os novos integrantes podem esperar “uma experiência intensiva e significativa de imersão total na música”.
Em Salvador e Região Metropolitana, as vagas estão distribuídas nos núcleos do Bairro da Paz (35 vagas), Mata Escura (55), Nordeste de Amaralina (67) e Pirajá (30). No interior, as oportunidades são para os núcleos de Lauro de Freitas (64 vagas), CESA Simões Filho (26), Feira de Santana (75), Jequié (31), Vitória da Conquista (68) e Teixeira de Freitas (60).
Fundado em 2007 pelo maestro Ricardo Castro, o NEOJIBA recepciona crianças e adolescentes que participam do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e trata-se de um programa prioritário do governo da Bahia, vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música. Além das atividades musicais, o programa oferece atendimento psicossocial aos integrantes e suas famílias.
Caso o número de interessados supere o de vagas disponíveis, a seleção será realizada por meio de sorteios públicos ou pela proximidade da residência do candidato ao núcleo escolhido, conforme especificado nos regulamentos de cada núcleo. Para mais informações e acesso aos formulários de inscrição, os interessados podem visitar o site oficial do NEOJIBA.