Itamaraju: posse dos novos conselheiros tutelares será na manhã deste domingo (10)

Itamaraju: posse dos novos conselheiros tutelares será na manhã deste domingo (10)
09 janeiro 15:37 2016 Imprimir esta notícia

Os cinco novos conselheiros tutelares de Itamaraju e seus suplentes, eleitos no último dia 4 de outubro, em eleição direta realizada na Escola Polivalente, bem como os cinco conselheiros eleitos em Jucuruçu, participaram de um treinamento realizado pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos dois municípios, nestas quarta e quinta-feira (dias 6 e 7 de janeiro de 2016).

A capacitação, exigência da legislação para que o conselheiro tome posse, foi realizada no Colégio Cultural de Itamaraju, localizado no Bairro de Fátima, e, teve como instrutor, o ex-conselheiro do município de Governador Mangabeira (Recôncavo Baiano), Jadeilson Gomes de Oliveira, 34 anos de idade. Com 9 anos de experiência como conselheiro tutelar, Jadeilson é assessor da Pastoral da Juventude, da Igreja Católica, e representante da ACTEBA (Associação de conselheiros e ex-conselheiros tutelares da Bahia) na região do Recôncavo.

Durante os dois dias de treinamento tanto a Resolução 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foram bastante explorados. “O que passamos aqui foram às inúmeras formas de trabalho em rede e as atribuições do conselheiro tutelar, porque é importante que os novos conselheiros assumam seus cargos conscientes do seu papel na sociedade”, enfatiza Oliveira.

Para o secretário Selmides Souza Pereira (Bida), do Desenvolvimento Social, apesar da falta de recursos e de a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estar ainda em período de recesso, a capacitação não poderia deixar de ser feita. “Por isso nós da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o município de Jucuruçu, demos o suporte para que o treinamento acontecesse e a legislação fosse cumprida”, ressalta.

A presidente e a secretária executiva do CMDCA de Itamaraju, Geruza Bernardone Saquetto e Mariana Pires Rocha, respectivamente, acompanharam, supervisionaram e deram suporte ao evento desde o seu início até o seu encerramento. Além dos conselheiros eleitos de Itamaraju e Jucuruçu, e dos suplentes de Itamaraju, participaram também do treinamento, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS-I e II) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ambos de Itamaraju.

A capacitação foi concluída, no final da tarde desta quinta-feira (07) com a entrega dos certificados a cada um dos participantes. O próximo compromisso dos conselheiros é a posse que está marcada para este domingo, dia 10 de janeiro de 2016, a partir das 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. (Por Nilson Chaves)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.