Itamaraju: posse dos novos conselheiros tutelares será na manhã deste domingo (10)

Postado por Teixeira News | 9 de janeiro de 2016 15:37

Os cinco novos conselheiros tutelares de Itamaraju e seus suplentes, eleitos no último dia 4 de outubro, em eleição direta realizada na Escola Polivalente, bem como os cinco conselheiros eleitos em Jucuruçu, participaram de um treinamento realizado pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos dois municípios, nestas quarta e quinta-feira (dias 6 e 7 de janeiro de 2016).

A capacitação, exigência da legislação para que o conselheiro tome posse, foi realizada no Colégio Cultural de Itamaraju, localizado no Bairro de Fátima, e, teve como instrutor, o ex-conselheiro do município de Governador Mangabeira (Recôncavo Baiano), Jadeilson Gomes de Oliveira, 34 anos de idade. Com 9 anos de experiência como conselheiro tutelar, Jadeilson é assessor da Pastoral da Juventude, da Igreja Católica, e representante da ACTEBA (Associação de conselheiros e ex-conselheiros tutelares da Bahia) na região do Recôncavo.

Durante os dois dias de treinamento tanto a Resolução 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foram bastante explorados. “O que passamos aqui foram às inúmeras formas de trabalho em rede e as atribuições do conselheiro tutelar, porque é importante que os novos conselheiros assumam seus cargos conscientes do seu papel na sociedade”, enfatiza Oliveira.

Para o secretário Selmides Souza Pereira (Bida), do Desenvolvimento Social, apesar da falta de recursos e de a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estar ainda em período de recesso, a capacitação não poderia deixar de ser feita. “Por isso nós da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o município de Jucuruçu, demos o suporte para que o treinamento acontecesse e a legislação fosse cumprida”, ressalta.

A presidente e a secretária executiva do CMDCA de Itamaraju, Geruza Bernardone Saquetto e Mariana Pires Rocha, respectivamente, acompanharam, supervisionaram e deram suporte ao evento desde o seu início até o seu encerramento. Além dos conselheiros eleitos de Itamaraju e Jucuruçu, e dos suplentes de Itamaraju, participaram também do treinamento, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS-I e II) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ambos de Itamaraju.

A capacitação foi concluída, no final da tarde desta quinta-feira (07) com a entrega dos certificados a cada um dos participantes. O próximo compromisso dos conselheiros é a posse que está marcada para este domingo, dia 10 de janeiro de 2016, a partir das 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. (Por Nilson Chaves)

Source URL: https://teixeiranews.com.br/itamaraju-posse-dos-novos-conselheiros-tutelares-sera-na-manha-deste-domingo-10/