Livro do garoto Theo Figueiredo Pereira inspira projeto de incentivo à leitura para outras crianças em Teixeira de Freitas

Livro do garoto Theo Figueiredo Pereira inspira projeto de incentivo à leitura para outras crianças em Teixeira de Freitas
28 novembro 11:08 2018 Imprimir esta notícia

O garoto Theo Figueiredo Pereira, nascido em 2 de setembro de 2011, portanto, com apenas 7 anos de idade, estudante do 1º ano do IFA – Instituto Francisco de Assis, em Teixeira de Freitas, lançou seu primeiro livro, intitulado “Pokemon Anime XYZ” pela Editora Estante Magica, na noite desta segunda-feira (26/11), no auditório do IFA e com direito ao seu tão esperado momento de autógrafos no salão do livro da instituição.

theod1O livro do pequeno Theo Figueiredo Pereira conta a história do menino Ash que embarca numa aventura alucinante e cheias de imaginações. Para a professora orientadora Jucelma Amaral de Oliveira, o garoto Theo pode se considerar escritor, porque foi permitido a ele como criança da educação infantil que escrevesse e ilustrasse seu próprio livro e, dado a chance para lançar a obra, numa noite de autógrafos que foi montada pela a escola no espaço de eventos do IFA para que o pequeno escritor tivesse a oportunidade de mostrar aos pais e amigos o que foi preparado durante o ano.

Orgulhosa, a mãe Alana Figueiredo, que é publicitária de formação, confessa que ficou surpresa inicialmente com o comunicado do livro do filho, mas ressalta que o estímulo à leitura dentro de casa começou bem cedo e foi algo tão natural que se tornou um hábito para ele no ano que aprendeu a ler, embora concorde que a escola também foi grande influenciadora por meio do projeto “Nasce um escritor”. Já o pai, Leonardo Araújo Pereira que também é publicitário, disse que ficou fascinado com a imaginação do filho e com o lançamento do seu primeiro livro aos 7 anos.

theod4“Em casa ele acaba criando tantas histórias e situações inusitadas que fico pensando em que momento nós, adultos, perdemos isso. Mas aí chega ele e nos surpreende com a notícia do livro e o nosso apoio foi total. E existe algo muito engraçado nessa experiência, que é o fato de o adulto ser forçado a falar todas as palavras do livro. Isso dá à criança um grande poder sobre o adulto. É uma grande oportunidade de se fazer comédia obrigando os pais a entrarem no mundo infantil, que é uma grande chance dos pais serem crianças, mas também a criança ter o prazer de se sentir poderosa”, brinca o pai do escritor Theo.

theod3Na noite desta segunda-feira (26), inúmeras outras crianças ao invés de serem apenas leitoras, se tornaram escritoras. O projeto desenvolvido em sala de aula deu origem a dezenas de títulos, entre os temas desde a ficção até temas atuais do mundo infantil. As obras foram escritas e ilustradas pelos estudantes com idades entre 6 e 10 anos. A atividade é uma parceria com a Editora Infantil Estante Mágica que tem por objetivo transformar crianças em jovens autores, além de fomentar e estimular a escrita e a leitura. O projeto já atingiu mais de 200 mil crianças em todo o país. Por meio de uma plataforma online acessível a escolas públicas e privadas, é possível levar o e-book para as prateleiras.

theod2Durante o evento no IFA, crianças fizeram apresentações artísticas e lançaram livros. Os textos foram construídos de maneira livre, como uma forma de desenvolver o gosto pela escrita e leitura, além de ser um meio das crianças expressarem suas emoções com lucidez e qualidade. O evento de lançamento foi também uma possibilidade de programação para os pais se divertirem com os pequenos e ainda incentivarem a curiosidade artística no período da infância. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: