Morre no Ceará a matriarca da tradicional família Carvalho de Nova Viçosa

Postado por Teixeira News | 11 de fevereiro de 2019 09:36

Foi sepultado no final da tarde deste domingo (10/02), em Fortaleza, capital do Ceará, o corpo da aposentada Iduina Carvalho da Silva, matriarca da família Carvalho, no município de Nova Viçosa. Ela era natural da cidade de Coreaú, na mesorrregião do noroeste do estado do Ceará, nascida em 5 de maio de 1919, portanto, faleceu aos 99 anos e 9 meses de idade, numa Unidade de Terapia Intensiva de uma Unidade Hospital de Fortaleza, por falência múltipla dos órgãos em razão do avançado da idade. Ela já era viúva desde 1990 do senhor Luiz Machado da Silva.

Sua família se radicou no município de Nova Viçosa no final da década de 70 e foi a principal precursora do desenvolvimento econômico do município ao longo dos anos. Seu filho mais velho Antônio Odilair de Carvalho foi o primeiro a chegar em Nova Viçosa e como empresário bem sucedido terminou mais tarde se tornando prefeito do município. O seu filho mais novo Anastácio Carvalho chegou logo depois, no início da década de 80, onde se tornou um dos advogados públicos e administrativos mais conceituados no extremo sul, se tornando vereador do município e hoje está no segundo mandato e presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa pela segunda vez.

O neto Odilair de Carvalho Junior é um dos juristas mais respeitados da Bahia e é procurador de carreira do Estado. A neta Odilene Carvalho é advogada e atualmente exerce o cargo de procuradora geral do município de Nova Viçosa. O neto Daniel Teles Carvalho Machado também é um prestigiado advogado público da região e radicado no município. Em Nova Viçosa a família Carvalho goza de muito prestigio popular e, muito contribuiu com o desenvolvimento político, econômico e social do município ao longo das últimas cinco décadas.

A dona Iduina Carvalho da Silva deixou 9 filhos: Maria do Socorro Carvalho, Antônio Odilair de Carvalho, Benevides Machado de Carvalho, Maria do Carmo Carvalho Barbosa, José Ribamar Machado, Maria das Dores de Carvalho, Maria Gabriela Carvalho, José Anastácio Carvalho Machado e Maria do Livramento Carvalho Luna, além da neta que foi criada por ela como filha Maria Odilene Fernandes Carvalho de Souza. Deixou ainda 23 netos, 28 bisnetos e 1 tataraneto.

Em nota o prefeito do município de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho” (DEM), se solidarizou com a família Carvalho em nome dos filhos, o ex-prefeito Odilair de Carvalho e do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Anastácio Carvalho pelo passamento da matriarca da família. O prefeito lembrou que o momento é de dor e ao mesmo tempo é de muito amor, considerando que aos quase 100 anos de idade, a família Carvalho se despediu da dona Iduina Carvalho da Silva, uma pessoa que desfrutou tudo que tinha direito da sua existência, graças ao carinho e ao cuidado que recebeu ao longo da vida dos seus filhos e netos. (Por Athylla Borborema)

Source URL: https://teixeiranews.com.br/morre-no-ceara-a-matriarca-da-tradicional-familia-carvalho-de-nova-vicosa/