Mucuri encerra Semana do Meio Ambiente com aula e ação de campo envolvendo alunos da Golfinho

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), encerrou na tarde desta última quarta-feira, 7 de junho, as comemorações e a programação de educação ambiental, relacionadas com a Semana do Meio Ambiente.

O local escolhido para encerramento da programação, foi a Associação Golfinho, entidade que assiste e educa filhos de pescadores, marisqueiras e outros alunos da comunidade local, residentes, sobretudo, nos bairros mais carentes de Mucuri.

A aula na sede da escola, que fica próxima ao porto pesqueiro e atracadouro de embarcações da cidade, foi dada pelo biólogo Sandro Sulz Barros, integrante da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri (SEMAM) e além dos treinamentos de educação ambiental, os discentes, acompanhados de professores e monitores, puderam participar, na prática, de uma ação de limpeza no Parque Ecológico do Gigica e recolhimento de lixo, principalmente plástico, ao longo da orla marítima.

“Como a Golfinho fica bem próximo do parque, onde está a Passarela do Gigica e a praia, acompanhamos os alunos e os professores, até estes dois locais, que são muito importantes para todos nós. Falar de práticas ambientais para este público, representa envolver muitas outras pessoas com o meio ambiente, principalmente os seus familiares. Estas crianças não são o futuro, mas o presente do nosso país”, comentou Sandro Sulz.

A roda de conversa com o alunado foi mediada pelos professores Sara e Guilherme de Paula, educadores da Golfinho, e além de pontuar sobre as ações relacionadas ao meio ambiente, o biólogo Sandro Sulz falou didaticamente sobre a importância da participação de todos nas questões ambientais e ainda exibiu vídeos explicativos para os alunos e professores.

O lixo recolhido pelos alunos foi depositado em recipientes próprios na sede da instituição e depois será feita a destinação adequada. “A Semana do Meio Ambiente precisa servir para um momento de reflexão sobre nossas ações no planeta e os nossos alunos, também estão atentos. Foi uma atividade muito importante”, falou a pedagoga Sara.

A aula de educação ambiental envolveu 40 alunos, na faixa etária de 7 a 17 aos.

A Golfinho

A Associação Comunitária Golfinho, com 27 anos de fundação, tem como missão principal, atender crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo ações como aulas de reforço escolar, informática, capoeira, percussão, artesanato, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, visando, principalmente, a inclusão social e valorização de potencialidades.

Suspeito é preso com cocaína, dinheiro e máquina de cartão de crédito em Teixeira de Freitas

Suspeito tenta fugir da polícia, resiste e acaba preso com maconha e dinheiro em Itamaraju