Nova Viçosa: Natália Carolino é eleita dirigente regional no 18º Fórum da UNDIME em Salvador para o extremo sul da Bahia

Nova Viçosa: Natália Carolino é eleita dirigente regional no 18º Fórum da UNDIME em Salvador para o extremo sul da Bahia
12 abril 22:29 2019 Imprimir esta notícia

Começou na quarta-feira (10) e terminou nesta sexta-feira (12/04), no Hotel Fiesta em Salvador, o XVIII Fórum Ordinário da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que discutiu o fortalecimento do Sistema de Ensino no Estado da Bahia, reconduziu o professor Williams Panfile para mais dois anos à frente da seccional Bahia da UNDIME, que agora conta com Raimundo Pereira como vice-presidente e ainda elegeu a pedagoga Natália Carolino Costa Pereira, secretária Municipal de Educação de Nova Viçosa, para a presidência do polo dos 21 municípios do extremo sul da Bahia (diretoria regional).

Durante os três dias de evento, os participantes tiveram inúmeros debates e plenárias com intensas discussões à cerca da educação pública com a participação de grandes palestrantes do nível de Jayse Ferreira, Pilar Lacerda, Danilo de Melo e tantos outros e outras. O presidente da UNDIME Nacional, o professor Alessio Costa, Dirigente Municipal em Alto Santo no Ceará, destacou durante a mesa oficial de abertura do XVIIII Fórum Estadual a importância que tem a Bahia para o cenário educacional brasileiro. “A UNDIME Bahia está no seu melhor momento, fruto de um trabalho construído coletivamente, por meio do presidente Williams que tem sido um exemplo inclusive para as outras Seccionais”, destacou.

O secretário de Educação do Estado da Bahia, Jeronimo Rodrigues, ao participar da mesa de abertura do XVIII Fórum Estadual da UNDIME Bahia, ressaltou que a Secretaria de Estado precisa sempre pensar na educação como um todo. “Desde que assumimos a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, já realizamos diversas reuniões com UNDIME por entender que a educação não pode, nem deve ser pensada de forma fragmentada”, destaca Jeronimo. Ele ainda lembra que o discurso alinhado com a UNDIME não acontece por acaso, pois desde que assumiu a pasta, foi tratado com muito carinho pelos Dirigentes Municipais de Educação. “Queria trazer uma reflexão de José Saramago, que diz respeito ao nascer sem asas, elas crescem num processo e a condição humana nos coloca nesse fazer constante e não há melhor lugar para essa construção, senão na educação”, ressalta.

A secretária Municipal de Educação de Nova Viçosa e agora dirigente regional da UNDIME no extremo sul baiano, a pedagoga Natália Carolino Costa Pereira, disse durante uma das oficinas do XVIII Fórum Ordinário da UNDIME Bahia, sobre a necessidade de falar em educação na sua integralidade, inclusive de temática tão importante que é discutir as políticas públicas educacionais de estado à luz dos planos municipais de educação e, lembrou de que a educação pode sair das pautas das discussões em todas as esferas.

“Nós agradecemos a possibilidade de dialogar francamente com a UNDIME e nos colocar mais uma vez a disposição, para que possamos reverter estes números, de forma que a Bahia possa ser colocada no lugar que ela merece, de forma que cada município seja colocado na sua merecida posição. Por isso fazemos questão de lembrar Anísio Teixeira que sempre buscou promover uma educação integral, entendendo que o estudante que hoje está na rede municipal, amanhã estará na rede Estadual”, abrilhantou a secretária Natália Carolino. (Por Athylla Borborema)

 

 

  Categorias: