Nova Viçosa: Um verão de sedutoras praias sob a restinga, manguezais e a mata nativa

Nova Viçosa: Um verão de sedutoras praias sob a restinga, manguezais e a mata nativa
11 dezembro 10:50 2018 Imprimir esta notícia

Ao ver as raízes aéreas das árvores e passar a mão pela água do Rio Peruípe, é fácil acreditar que aquele extenso manguezal encontra-se um dos espaços mais valorosos do Brasil, na cidade de Nova Viçosa, a mais minerada do extremo sul da Bahia, onde não só os mineiros, mas como os goianos e brasilienses tem a cidade como destino certo no verão, sempre atraídos pela sua bela gente, suas ilhas, praias rasas, atrativos passeios de barcos pelas as estradas de rios entre os manguezais de matas fechadas e muita diversão dia e noite.

Para se chegar à sede do município, o acesso se dar pela BA-001 interligada pela BA-698 que nasce a partir da BR-101 em Itabatã. A primeira notícia de povoação da região central de Nova Viçosa, refere-se à aldeia indígena de Campinhos à foz do Rio Peruípe. Município criado com território desmembrado de Caravelas, com sede na aldeia indígena de Campinhos, denominado por Vila Viçosa, por força de carta Régia de 03/03/1775.

novad6O município foi extinto em 1931, passando a ser distrito de Mucuri, mas foi restaurado com a denominação de Nova Viçosa, por Lei Estadual de 27/07/1962, com os territórios integrais do distrito de Nova Viçosa e Helvécia, das demarcações de Argolo e Posto da Mata, todos desmembrados do município de Mucuri, e parte da seção territorial do distrito de Ponta de Areia, desmembrado do município de Caravelas. Mas só veio ganhar a condição de cidade, quando da criação do município de Nova Viçosa, em 27 de julho de 1962.

A agricultura é uma das principais economias do município de Nova Viçosa e se destaca como 3o produtor baiano de mamão. Na pecuária destacam-se os rebanhos bovinos, asinino, equino e muar. O município se destaca também atualmente na plantação de eucalipto para celulose e na indústria de fabricação de madeira fina para exportação a partir do cultivo do eucalipto, e no turismo registra o terceiro maior parque hoteleiro do extremo sul da Bahia, atrás apenas de Prado e Porto Seguro.

novad5Com 32 Km de praias rasas e limpas com águas mansas e mornas com largura que alcança 300 metros na maré baixa, a Praia do Lugar Comum é considerada a maior e melhor praia de Nova Viçosa pelos turistas que vão ao local na época do verão brasileiro. A lugar é palco de grandes promoções da Prefeitura Municipal onde circulam os trios elétricos de Carnaval e os shows matinais de verão são realizados na praia.

novad4Praia da Barra: Localizada em frente à orla da cidade, tem como principal característica, o ancoradouro das embarcações locais. Suas águas mistas são resultantes do encontro do rio com o mar, apresentando-se tranquilas para a prática de esportes náuticos. Oferece boa infraestrutura, com pousadas instaladas na própria Avenida Oceânica, e inúmeras barracas especializadas em petiscos do mar.

Praia da Barra Velha: Praia praticamente virgem, que apresenta um cenário paradisíaco. Suas águas mansas e cristalinas são ótimas para a prática de inúmeros esportes náuticos. Por ser praticamente deserta, muitos visitantes praticam o nudismo em uma boa faixa de suas areias alvas. Na sua face sul, a paisagem muda um pouco, com a ocorrência de vastos manguezais.

novad3Praia de Lugar Comum: Entre as mais procuradas do município, esta praia apresenta um mar de águas propícias para banho, em todos os períodos das marés. As areias largas, com búzios e alguns coqueiros ao fundo, contam com a presença de diversas barracas equipadas, que costumam funcionar, inclusive, durante a noite nas altas-estações.

novad2Praia do Pontal: Durante a maré baixa surgem extensos bancos de areia separados por lagoas naturais. A Praia do Pontal apresenta um mar bastante calmo, mesclando em sua paisagem, coqueirais e areias bem alvas. Algumas frutas típicas crescem em abundancia no local, como pitanga e caju. O lugar conta com muitas barracas de praia, que proporcionam conforto aos visitantes, com banhos de água doce e deliciosos pratos regionais.

novad1Praia de Sabacuí: Sua face norte está entre os maiores points da cidade, oferecendo boa infraestrutura turística, com hotel fazenda, bares, restaurantes e um pequeno parque aquático. Ao sul, é quase deserta, com a presença de poucas casas de pescadores. Em toda a sua extensão, apresenta águas tranquilas em qualquer fase da maré.

Praia do Pau Fincado: O seu mar de águas mornas e calmas proporciona banhos relaxantes em qualquer período das marés. Suas areias planas se distribuem por uma longa extensão, e têm instalado inúmeros quiosques que servem deliciosos pescados. Com uma boa infraestrutura, o local ainda oferece belos artesanatos em madeira.

novadPraia da Costa do Atlântico: Suas águas possuem características diferentes em relação às da região, apresentando ondas fortes, principalmente durante a maré cheia. O local ainda é um bom pesqueiro de robalos e camarão, fato que trouxe para as suas redondezas apenas algumas casas de pescadores. Suas areias desertas são perfeitas para longas caminhadas, quando é possível contemplar a vegetação, que mistura restinga e mata nativa. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: