O dia 19 de abril é uma data que se comemora o Dia Nacional do Índio no Brasil, mas este ano a data terá uma programação especial, com a exibição do filme inédito do cineasta Itamar dos Anjos Silva, filho ilustre da cidade de Caravelas, que será lançado numa programação cultural no Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, em Teixeira de Freitas.
Do mesmo autor do curta “A Lenda do Monte Pascoal”, o novo filme de Itamar dos Anjos, intitulado “51: O fogo que não se apagou” traz também uma temática histórica, cultural e uma espécie cinematográfica singular sobre a tradição dos indígenas da costa do descobrimento do Brasil.
O filme “51: O fogo que não se apagou”, é uma produção de Avenida Filmes, Movimento Cultural Arte Manha e de Palhoça Music, Film, Store, com roteiro e direção de Itamar dos Anjos. O filme teve apoio do Governo da Bahia por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo Federal através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo. E foi idealizado com patrocínio do Prêmio Cultura na Palma da Mão, implementado pela Lei Aldir Blanc Bahia.
Para sua exibição o filme “51: O fogo que não se apagou” está contando com a parceria do Conversê Cineclube, Colegiado de Letras, Matemática, História e Pedagogia da UNEB. Segundo informou a professora doutora Helânia Thomazine Porto, professora-pesquisadora da UNEB, o filme será exibido para alunos e convidados a partir das 19h da próxima terça-feira, dia 19 de abril de 2022, no Auditório do DEDC-X (na UNEB), no bairro Kaikan, em Teixeira de Freitas.