Novo vírus para Android ‘apaga’ celular com um SMS; veja cuidados

Novo vírus para Android ‘apaga’ celular com um SMS; veja cuidados
17 fevereiro 11:08 2016 Imprimir esta notícia

Um novo malware para Android consegue apagar remotamente todos os dados armazenados nos telefones com sistema do Google. Batizado de Mazar, o arquivo é espalhado por mensagens SMS, segundo a empresa de segurança Heimdal Security. Depois da instalação, os criminosos conseguem administrar o dispositivo da vítima, com acesso a várias funções, incluindo fazer e receber chamadas e apagar toda a memória do aparelho.

“Esse malware específico abre as portas para todos os tipos de consequências maliciosas para a vítima”, explica Andra Zaharia, analisa da Heimdal, no blog da empresa. “Os atacantes podem abrir um backdoor no smartphone para monitorá-lo e controlá-lo; enviar mensagens SMS para canais por assinatura, aumentando a conta; ler mensagens SMS, o que significa que eles podem ler códigos de autenticação usados por aplicativos de bancos, sites de comércio eletrônico e redes sociais; usar o acesso para manipular o dispositivo para qualquer fim. E pode ficar pior”, alerta.

No SMS, a vítima verá um link dizendo que ela recebeu uma mensagem multimídia. Ao clicar, um pacote APK é instalado no telefone. Logo depois, o malware instala o browser TOR, para navegação anônima e na chamada deep web. Depois, o vírus roda o TOR para se conectar a um servidor na rede anônima e envia um SMS automaticamente para um número no Irã, com dados do aparelho contaminado.

Ainda não se sabe quantos usuários e de quais países receberam o Mazar. A Heimdal, que é da Dinamarca, diz que no país nórdico foram cem mil aparelhos que receberam o SMS.

Para evitar o vírus, a recomendação de analistas e´não clicar em links recebidos por SMS ou MMS de pessoas ou empresas desconhecidas. Também é recomendado não permitir que o Android instale aplicativos de fontes desconhecidas – é preciso ir em Configurações – Segurança – Fontes  Desconhecidas e deixar essa opção desmarcada. Assim, o celular só irá instalar apps do Google Play.

Também recomenda-se cuidado com redes Wi-Fi desconhecidas. É aconselhável desligar o Wi-fi quando este não estiver em uso. (Informações: Correio)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.