Novos conselheiros tutelares de Itamaraju tomam posse na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social

Novos conselheiros tutelares de Itamaraju tomam posse na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social
11 janeiro 16:54 2016 Imprimir esta notícia

Numa breve solenidade ocorrida por volta das 9 horas deste domingo (10/01/16) na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itamaraju, próxima à Praça Dois de Julho, foram empossados os cinco novos conselheiros que atuarão no município pelos próximos três anos. Os novos conselheiros são Adeilton Rodrigues Santos, Ailton da Silva Correia, David Laranjeira Costa, Natanael de Araújo Santos e Selma Ribeiro Oliveira.

A solenidade de posse, que teve como mestre de cerimônia à secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itamaraju, Mariana Pires Rocha, foi aberta oficialmente pela presidente do Conselho, Geruza Bernardone Saquetto. Além dos convidados, estavam presentes os secretários Benson Silva (Esporte e Cultura), Selmides Souza Pereira – ‘Bida’ (Desenvolvimento Social) e Marcos Aurélio Rodrigues Teixeira (Administração), além dos ex-conselheiros, Irismar Santana e Jair Souza.

Durante seu pronunciamento, o secretário Bida destacou o apoio incondicional da atual gestão dado aos trabalhos de proteção à criança e ao adolescente no município. Ele também fez um agradecimento especial ao conselheiro Irismar, estendido aos demais, pelo excelente trabalho realizado pelos conselheiros que estavam deixando o cargo. Se dirigindo aos novos conselheiros, Bida afirmou: “meus parabéns pela vitória, podem ter certeza de uma coisa, o processo eleitoral, a disputa para conquistar esse cargo foi pequena diante da responsabilidade que vocês estão assumindo hoje, se vocês imaginavam lá atrás que o processo de disputa fosse o momento mais difícil da conquista, se enganaram, porque agora de fato vai começar o trabalho de vocês que encaro como o maior desafio de suas vidas”, disse.

O ex-conselheiro Irismar relembrou suas expectativas no momento em que assumiu o cargo no primeiro mandato em 2009, ressaltando que as ações voluntárias realizadas na igreja deu a ele e aos seus colegas a estrutura para desempenhar bem suas funções. Santana fez questão de homenagear cada um dos ex-conselheiros (Jair, Aimberê, Iolanda e dona Elza) pelo empenho e bom desempenho durante as ações realizadas e, aproveitou, para orientar os novos conselheiros sobre o trabalho em rede destacando a importância do poder público para o sucesso na função de conselheiro tutelar.

O trabalho do CMDCA, sobretudo durante o processo eleitoral, foi elogiado pelo conselheiro Natanael Ramos. Ele também fez questão de enaltecer o fato de Itamaraju ter em plena atividade o seu Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que não acontecia na ocasião em que ele foi conselheiro.

Num breve bate-bola, Natanael Ramos (conselheiro de 2002 a 2009) e Irismar Santana (de 2009 a 2015), fizeram uma comparação da estrutura atual do Conselho Tutelar de Itamaraju com a estrutura da época em que Natanael foi conselheiro, ocasião em que a estrutura não era das melhores, quando o Conselho não tinha sede própria nem meio de transporte próprio. Mas com o empenho dos colegas de conselho conseguiram conquistar melhorias, como a nova sede.

bidad1Irismar Santana, por sua vez, viu durante os dois mandatos em que foi conselheiro, a estrutura melhorar. Com a ajuda do poder público municipal e de recursos destinados ao Conselho pela justiça do trabalho e pelo Governo Federal, foram adquiridos móveis novos, dois veículos e a reforma completa da sede do Conselho. Além disso, hoje o Conselho tem o auxílio de um motorista e três recepcionistas, cedidos pela Prefeitura Municipal de Itamaraju. O município também garante o custeio das despesas de funcionamento da estrutura, como água, luz, telefone e combustível para o deslocamento. E é essa estrutura que estará à disposição dos novos conselheiros.

Natanael e Irismar concordam num ponto, a estrutura melhora a eficiência dos serviços oferecidos. “Sem o transporte próprio e dependendo de ônibus ou de carona numa viatura da PM nós levávamos até dois dias para resolver um caso, isso era um entrave no desempenho da função de conselheiro”, enfatiza Irismar Santana.

O secretário Marcos Teixeira, que representou o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, congratulou-se com os novos conselheiros pela eleição e também destacou com muita propriedade a importância do papel do conselheiro na sociedade. “Cada um de nós deveria ser conselheiro tutelar pelo menos uma vez na vida para dar importância às questões sociais de nossa comunidade”, defendeu. Teixeira fez questão de tecer elogios aos antigos conselheiros pelo excelente serviço prestado e, encerrou seu pronunciamento declarando empossados os novos conselheiros. A solenidade foi encerrada com a assinatura do termo de posse pelos novos conselheiros. (Por Nilson Chaves)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.