Portocel atinge a marca de 90 milhões de toneladas de celulose

Portocel atinge a marca de 90 milhões de toneladas de celulose
18 fevereiro 10:03 2016 Imprimir esta notícia

O Portocel, terminal especializado na movimentação de produtos florestais e que é operado em sociedade pela Fibria (51%) e a Cenibra (49%), alcançou  em janeiro a marca de 90 milhões de toneladas de celulose embarcadas ao longo de sua história de mais de 30 anos de atividade. A marca foi alcançada no dia 27 de janeiro com o embarque de 51.500 toneladas de celulose da Fibria no navio MV Brassiana, com destino ao porto de Port Arthur e Mobile, ambos nos Estados Unidos.

Localizado em Barra do Riacho, Aracruz (ES), Portocel é o porto mais eficiente do mundo na movimentação de celulose. O terminal tem produtividade média de 24 mil t/dia de celulose por navio. Para se ter uma ideia do significado desse número, os portos de Baltimore (Estados Unidos) e Flushing (Holanda), que estão entre os melhores do mundo, movimentam, respectivamente, 16 mil e 18 mil t/dia de celulose.

Além de embarcar toda a celulose produzida pela Fibria no Espírito Santo, pela Cenibra (MG) e pela Veracel (BA), Portocel também movimenta a celulose de outras empresas do setor. O terminal responde por cerca de 60% da celulose que o Brasil exporta e tem o menor custo operacional do país, segundo observa Patricia Dutra Lascosque, diretora-superintendente de Portocel.

Segundo ela, graças à cultura de alto desempenho da empresa aliada ao comprometimento das equipes, a movimentação de celulose alcança marcas cada vez mais expressivas, o que também pode ser creditado ao mercado aquecido no setor. “A cada um ano e sete meses alcançamos a marca de 10 milhões de toneladas embarcadas”, enfatizou Patricia. (Inforormações: Rogéria Gomes)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.