Posse do novo comandante da CIPE-Mata Atlântica e audiência pública sobre Segurança marcam a semana em Nova Viçosa

Posse do novo comandante da CIPE-Mata Atlântica e audiência pública sobre Segurança marcam a semana em Nova Viçosa
13 dezembro 10:43 2015 Imprimir esta notícia

A segurança Pública esteve em evidência no município de Nova Viçosa durante essa semana, recebendo dois eventos de relevância. O primeiro, foi a posse do major Ronivaldo Pontes da Silva, que assumiu o comando da CIPE Mata Atlântica (Companhia Independente de Policiamento Especializado) em solenidade realizada na terça-feira, dia 08 de dezembro, a partir das 10 horas, na sede da divisão, localizada na BR 418, KM 37, Baía dos Anjos em Posto da Mata.

Na cerimônia, que também celebrou os 11 anos da chegada da CAEMA – Companhia de Ações Especializadas da Mata Atlântica, hoje CIPE, ao município, além das autoridades policiais, do Juiz Dr. Agenildo Fernandes, de Teixeira de Freitas, ainda estiveram presentes autoridades políticas, como os prefeitos de Nova Viçosa, Márvio Mendes (PMDB), de Mucuri, Paulinho de Tixa (PDT), Betão de Lajedão (DEM); o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Santana (Toninho – PTB), entre outros vereadores, secretários municipais e empresários. O vereador Rogério Benjamin (PCdoB), foi um dos homenageados com a comenda dos 11 anos da Divisão de Polícia Especializada.

segd1A nomeação do major Ronivaldo Pontes foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 26 de novembro, ele deixou o comando da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental – Porto Seguro e passa a ocupar a cadeira deixada pelo major Anacleto França, que por dois anos e meio esteve à frente da CIPE-Mata Atlântica, recentemente nomeado comandante da 8º Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro.

Já na quinta-feira, 10 de dezembro, foi realizada uma audiência pública no Centro de Treinamento, na sede de Nova Viçosa, que reuniu representantes das associações Comercial, de Pescadores, de Hotéis e Pousadas, Cabaneiros entre outras; Câmara de Vereadores, Prefeitura e o Subcomandante da CIPE-Mata Atlântica, Capitão Mota Lima, representando o major Ronivaldo Pontes e o comandante da 89º CIA Independente de Polícia Militar dos municípios de Mucuri e Nova Viçosa, major Silvio Nunes. O vice-prefeito Célio da Farmácia representou Márvio Mendes, que cumpria agenda oficial em Salvador.

segd2Na audiência, como em outras realizadas nos anos anteriores, foram discutidos os pontos críticos da segurança no balneário, bem como alternativas e parcerias para coibir e combater as ações criminosas durante a alta temporada, quando Nova Viçosa recebe um número expressivo de turistas de diversas regiões do Brasil.

A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Nova Viçosa cooperam com as polícias, oferecendo estrutura básica e funcional, em especial durante as Operações Verão e Carnaval. Para o presidente da Câmara “todo suporte dado às polícias propicia melhor resultado no grande desafio encarado por todos nós, de oferecer segurança à população, considerando o número limitado de policiais que os comandantes tem à disposição”, disse Toninho.

segd3Os vereadores José Anastácio Carvalho (DEM), João Farias (DEM) e Elenice Arruda (PP), todos da sede do município, foram unânimes em dizer que recebem muitas cobranças de representantes de entidades, comerciantes e cidadãos em geral, preocupados com a segurança. Para ele a violência dificulta o retorno do turista no próximos verões e aos eventos realizados durante o ano, como a Festa da Baleia e o Forró do Asfalto, entre outros de grande importância para a economia local. (Por Rubens Floriano)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.