PRB define por candidatura própria e o ex-vereador Fafá é o pré-candidato a prefeito por Teixeira de Freitas

PRB define por candidatura própria e o ex-vereador Fafá é o pré-candidato a prefeito por Teixeira de Freitas
19 fevereiro 14:09 2016 Imprimir esta notícia

O agropecuarista e ex-presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Rafael Rodrigues Moraes, o “Fafá”, atual presidente do diretório municipal do PRB – Partido Republicano Brasileiro, confirmou ao Teixeira News na noite desta quinta-feira (18/02), que é realmente pré-candidato a prefeito em 2016 e que a decisão foi do seu partido em ter candidatura própria em Teixeira de Freitas e o nome escolhido foi o seu.

Ele disse que a sua preocupação é discutir o desenvolvimento e o estimulo ao associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo no município. Fafá que é um político de grande confiabilidade pública, defende o desenvolvimento sustentável, bem como ferramentas práticas para a formulação e elaboração de políticas públicas de acordo com os conceitos de sustentabilidade por uma gestão pública estratégica para o município avançar na saúde pública.

Quem é Fafá

O agropecuarista Rafael Rodrigues Moraes, o “Fafá” é natural de Ribeira do Pombal, no extremo norte da Bahia e chegou a Teixeira de Freitas aos 16 anos de idade em 1971. Escreveu uma história profissional admirável e de orgulhar a sua gente. Começou comprando farinha e feijão na feira para revender nos maiores centros urbanos como Itabuna e Feira de Santana. E aos 21 anos em 1976, fundou uma das principais lojas de atacado de gêneros alimentícios da cidade.

Fafá se tornou um empresário bem sucedido e foi dirigente de estabelecimentos nos seguimentos de gêneros alimentícios, padaria, cervejaria, postos de combustíveis e hotelaria. E como produtor rural sempre foi destaque nas revistas e jornais especializados do país como empreendedor do campo que implantou no extremo sul baiano, o desenvolvimento econômico por meio da agricultura.

Trata-se de um homem fino no trato com as pessoas e com alta habilidade administrativa, tanto, que por causa da sua bagagem e experiência administrativa e financeira, chegou a ser eleito o maior produtor de melancia do Brasil e já recebeu vários outros títulos de reconhecimento pela sua atuação administrativa com seus projetos desenvolvidos no campo.

Na política Fafá passou a se interessar por esta ciência na década de 80, quando fez parte do processo de emancipação política e administrativa de Teixeira de Freitas e chegou a fazer parte da comissão eleitoral que comandou o processo de plebiscito que criou o município. Daí sua boa relação política foi desenvolvida e na década de noventa, filiado ao extinto PFL, foi eleito vereador por Teixeira de Freitas para os mandatos 1997/2000 e 2001/2004, tendo sido presidente da Câmara Municipal na gestão 2001/2002. E na gestão 2005/2008 foi secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Como vereador conseguiu implantar um trabalho de respaldo social que rendeu bons frutos e reconhecimento, tanto para a sociedade, quanto para ele. E como gestor do Poder Legislativo implantou a austeridade e conseguiu muito respeito público e total independência legislativa que terminou mais tarde lhe premiando com suas duas contas públicas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

E como secretario Municipal de Agricultura promoveu um trabalho salutar e implantou projetos que direcionou a política rural do município para o seu futuro, tanto que na sua gestão o setor agrícola foi responsável pelo salto do percentual de 23% para 51% de crescimento econômico nos recursos do município, percentual mantido até hoje. Ainda foi por longos anos, presidente do diretório municipal do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Para os seus amigos e admiradores, o agropecuarista Fafá é um chefe de família com inúmeras virtudes, tanto na vida pública e empresarial, quanto na vida familiar. O ex-vereador Fafá, de 61 anos de idade, é casado há 35 anos com a Dona Neuza Ferraz de Moraes e é pai de três filhos: o engenheiro agrônomo Rafael, o advogado Rhainer e a médica Roseana.

fafad2Pré-candidatura

O ex-vereador Fafá é exaltado na vida pública por ser um homem aguerrido e fielmente cumpridor dos seus compromissos. Ele ressalta que o projeto que leva o seu nome para disputar as eleições deste ano é fruto de uma pré-candidatura com propósitos sérios e amparados pelo respaldo das pessoas de bem do município de Teixeira de Freitas. “Tenho recebido os mais diversos apoios, antes mesmo de me declarar oficialmente, desde os mais jovens até as pessoas mais conservadoras, desde o rico ao mais humilde, e tem sido claro a sinceridade do eleitor na busca por um perfil administrativo que possuímos”, disse Fafá.

Fafá enfatiza que acredita literalmente na reestruturação dos setores produtivos para alavancar o desenvolvimento do município, através de uma gestão empreendedora. Que acredita na moralidade, na aplicação de princípios éticos e morais no trato das políticas públicas. E no papel de buscar parcerias governamentais para desenvolver a educação, a saúde e a geração de emprego e renda num comprometimento pessoal com a população.

“Por uma decisão dos dirigentes do nosso partido no estado que impulsionaram esta ideia, atendendo uma vontade dos nossos amigos, que vem pedindo o nosso nome para o processo político de 2016, e com o importante apoio da minha família, acabei também me motivando com a ideia e me preparei para assumir mais este desafio com o propósito de promover o desenvolvimento de Teixeira de Freitas”, destacou Fafá.

Propósito

fafad1O projeto político do ex-vereador Fafá visa registrar e divulgar um plano de governo assim que registrar oficialmente a sua candidatura em 2016. E, objetiva, segundo ele, buscar de forma continuada, a parceria do poder público estadual, federal e da sociedade civil organizada, com vistas à construção e implementação de um projeto de desenvolvimento sustentável e integrador, tendo como linhas de atuação, o crescimento social, a identidade local, juventude atuante, participação das comunidades, produção e geração de emprego e renda e vida saudável.

E defende o estimulo ao surgimento de novos investimentos e empreendimentos nas áreas do agronegócio, pequenas e média indústria e nos pequenos negócios com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. Incentivo ao Cooperativismo e ao Associativismo, o embelezamento da cidade e dos seus distritos. Fafá destaca que é necessário o estímulo à participação da sociedade organizada nos processos de gestão, e acima de tudo, humildade para reconhecer as falhas e incorporar contribuições, mediante convivência com a pluralidade de ideias e construir as parcerias necessárias à viabilização do plano. Embora reconheça que deverá haver métodos democráticos e participativos de gestão, transparência nos encaminhamentos e atos administrativos, sobretudo, ética, eficiência e coerência, porque, nada sai do papel do dia para noite.

Sonho

Para Rafael Rodrigues Moraes, o “Fafá”, o seu sonho é ver Teixeira de Freitas um município saudável, saneado e limpo, com uma gestão democrática e participativa, com abertura de postos de trabalho numa visão empreendedora a partir da sociedade, com seu povo recebendo serviços de saúde e segurança com contentamento. Onde a educação seja à base do progresso e desenvolvimento com sustentabilidade, que a cultura e a arte seja o orgulho da sua gente e que o município por todo seu desenvolvimento seja reconhecido. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: