Preocupante: Embasa pede que população economize água em Itamaraju e anuncia carros-pipa para atender Itabatã

Preocupante: Embasa pede que população economize água em Itamaraju e anuncia carros-pipa para atender Itabatã
14 dezembro 18:29 2015 Imprimir esta notícia

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), acaba de enviar documento ao Teixeira News, informando que o sistema de abastecimento de água de Itamaraju está prejudicado devido ao rebaixamento do nível do Rio do Ouro, manancial que abastece a cidade. “A Embasa está adotando medidas para regularizar o abastecimento, mas pede que a população economize água”, solicita.

De acordo com a estatal o prolongado período de estiagem no extremo sul do estado está causando o rebaixamento dos mananciais de várias localidades. “Por isso, a Embasa recomenda que a população economize água para que o fornecimento seja assegurado a todos”, completa.

Em Itabatã, distrito de Mucuri, outro lugar do extremo sul que sofre com a estiagem prolongada, o manancial está sem volume de água para abastecer os imóveis da população. “A Embasa já está providenciando carros-pipa para abastecer a comunidade”, confirma. Também em Guaratinga, a Embasa diz que o manancial está esgotado e a empresa assegura que vai continuar abastecendo a população por meio de carros-pipa.

Na cidade de Lajedão os moradores continuam sendo abastecidos com água de poços e com carros-pipa. Em Ibirapuã, não houve recuperação do nível do manancial. A sede do município está sendo abastecida por poço artesiano, mas o volume ainda é insuficiente para distribuição em toda cidade. A distribuição alternativa é feita também por caminhões-pipa.

Além da estiagem a população desses lugares acusam a Embasa de não fazer investimentos necessários, como é o caso de Itamaraju, onde o Rio do Ouro há anos vem sofrendo com a degradação do meio ambiente e despejo de desejos, sem nenhuma interferência ambiental. Em Guaratinga o setor que represa a água mais parece um barreiro. (Por Ronildo Brito)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.