Prefeito Temóteo Brito prepara a cidade para receber moderno Sistema de Trânsito Semafórico

Prefeito Temóteo Brito prepara a cidade para receber moderno Sistema de Trânsito Semafórico
22 outubro 19:33 2018 Imprimir esta notícia

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas começou a preparar a cidade com a devida infraestrutura base para receber a nova sinalização eletrônica. Conforme o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), no planejamento, um dos trechos a receber modificações significativas será a extensa Avenida Presidente Getúlio Vargas que corta a cidade da zona leste à zona oeste, onde os semáforos passarão de quatro para três tempos, o que significa que alguns sentidos não poderão ser mais usados pelos condutores.

De acordo com o prefeito Temóteo Brito, a finalidade geral com o projeto novo da iluminação semafórica em toda a cidade é resolver problemas de infraestrutura e solucionar um dos principais dilemas de uma cidade com a população superior a 160 mil habitantes e principal polo de uma mesorregião de 845 mil habitantes sob um insuportável congestionamento urbano. O secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, capitão Leonardo Álvaro de Vieira Pereira, informou que serão instalados 14 modernos semáforos com cronômetro, 10 semáforos principais sem cronômetros e mais 19 auxiliares/repetidores e 42 semáforos para pedestres.

Os vereadores Adriano Santos Souza e Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas”, ambos do  Partido Podemos, aliados políticos do deputado federal João Carlos Bacelar Batista, presidente estadual do Podemos, autor da emenda que liberou os recursos na ordem de R$ 910 mil que permitirá a aquisição de novos equipamentos de led e a implantação de uma central de controle de trânsito dos novos semáforos em Teixeira de Freitas, estão comemorando a conquista. A primeira parcela do dinheiro já foi liberada no valor de R$ 480 mil, cuja importância é parte do investimento da primeira etapa do projeto.

semad1Os vereadores Adriano Souza e Juvenal das Laranjas foram os propositores do Projeto junto ao DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, órgão que o deputado federal Bacelar controla no Estado e ainda liberou a emenda financeira para implantar o novo sistema semafórico na cidade em atendimento aos dois vereadores. Desde de maio de 2017, que os dois parlamentares estão acompanhando o processo e inclusive, os estudos urbanos com a equipe de engenharia do Departamento Estadual de Trânsito, formada pelos engenheiros Luciano Valadares, Rafael Freire e Sérgio Amaral. E estiveram concluindo o processo na companhia do prefeito Temóteo Brito com o diretor geral do Departamento de Trânsito no Estado da Bahia (DETRAN), Lúcio Gomes.

O vereador Adriano Souza disse que estudar o funcionamento do tráfego se tornou crucial para as cidades brasileiras e é importante e necessário melhorar o trânsito para quem anda de automóvel em Teixeira de Freitas e ainda disse, se sentir feliz com o início da execução do projeto que tanto buscou. O vereador Juvenal das Laranjas parabenizou o prefeito Temóteo Brito por ter aceito a emenda do deputado Bacelar e oferecido a contrapartida financeira do município no intuito de reformar e dinamizar o trânsito urbano de Teixeira de Freitas para proporcionar o mais bem elaborado planejamento de trânsito que vai melhorar a mobilidade da vida dos motoristas, dos transeuntes e toda a população local e regional.

Conforme o prefeito Temóteo Alves de Brito, à cidade de Teixeira de Freitas tem condição de ter a melhor engenharia de tráfego do Estado. “Esse trabalho que se inicia para implantar um moderno sistema semafórico na nossa cidade é para oferecer aos nossos motoristas e transeuntes o plano de mobilidade urbana mais eficiente e dinâmico do interior da Bahia”, disse o prefeito. Que para ele, o novo projeto semafórico vai trazer uma visão holística do que significa atuar no campo da mobilidade, do planejamento e de gerenciamento do trânsito com a finalidade de resolver problemas de infraestrutura e resolver um dos principais dilemas da cidade que é exatamente a mobilidade urbana.

semadO prefeito Temóteo Brito, disse ainda que no projeto, vêm também as mudanças que incluem descolamento de semáforos e alterações de sentido de rotas e estão sendo realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras. Os 14 Semáforos com Cronômetro ficarão instalados em 7 pontos do centro comercial de Teixeira de Freitas. Na Avenida Presidente Getúlio Vargas, serão: (Bar do Sina); (Encruzilhada da Prefeitura) e (Rotatória da Padaria Pão Gostoso). Na Avenida Marechal Castelo Branco, serão: (Supermercado Faé) e no (Triângulo da Frente do Bradesco). (Por Athylla Borborema)

  Categorias: