Prefeitura de Itamaraju e Caixa Econômica Federal implantam oficina de violão no Conjunto Italage

Prefeitura de Itamaraju e Caixa Econômica Federal implantam oficina de violão no Conjunto Italage
22 dezembro 10:05 2015 Imprimir esta notícia

Quem foi a 4ª FEIRART realizada no último sábado (19) na Praça Castelo Branco pôde ver a apresentação de um coral formado por crianças do Conjunto Habitacional Italage. Além de cantar, elas também tocaram violão e arrancaram muitos aplausos durante a apresentação. Os meninos e meninas que se apresentaram, participam de uma oficina de violão que tem como instrutor o professor Bento Pires.

Essa oficina é apenas uma das iniciativas da Prefeitura Municipal de Itamaraju, por intermédio do Departamento Municipal de Habitação, e integra o Projeto Técnico Social no Bairro Italage, com ações sociais que beneficiam as famílias residentes. Com a oficina, estão sendo oportunizadas práticas musicais significativas a crianças e adolescentes, tendo o violão como foco.

Mas a ação também tem o objetivo de desenvolver a capacidade de instrumentista, oportunizar o prazer de tocar violão, particularmente dentro de um grupo, e desenvolver a habilidade de utilizar o violão na sua mais tradicional função, que é a de acompanhar instrumentos solistas, entre estes o vocal.

O projeto, que tem duração de seis meses, é executado pelo Departamento de Habitação com recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal em convênio com o município.

violad2As atividades da oficina de violão iniciaram no mês de novembro, com a contratação de um músico instrutor e a utilização de violões emprestados e doados pela sociedade de Itamaraju. Um dos violões foi presenteado pelo cantor Canindé. A ajuda foi importante para que as atividades começassem de imediato, haja vista que para a compra dos violões a Prefeitura Municipal de Itamaraju precisava observar os prazos impostos pelos trâmites de um processo de aquisição por um órgão público.

Mas felizmente, neste mês de dezembro, a equipe do Departamento de Habitação e o setor de patrimônio do município realizou a entrega dos instrumentos que serão utilizados na atividade. Foram comprados 10 violões, sendo sete para adultos e três para crianças, o que deixou o professor Bento Pires muito feliz.

As aulas acontecem no espaço da própria comunidade, e cada aluno participa de 02 aulas por semana gratuitamente. Importante ressaltar que esta atividade está sendo de grande relevância para as crianças e suas famílias. Neste sentido o projeto deseja assegurar a oportunidade por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã, favorecendo o desenvolvimento integral e social por meio da música, garantindo-lhes os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

violad“Como impacto pretendemos assegurar a proteção, diminuindo o risco social e obtendo a melhoria no aprendizado e na qualidade de vida, promovendo o protagonismo dos adolescentes e contribuindo na formação desses alunos”, destaca a assistente social do Departamento de Habitação, Márcia Frazon.

Já a secretária de Finanças do município, Lucilene Curvelo, garantiu empenho pessoal e de sua equipe para que todas as ações previstas no projeto social aconteçam de forma plena para que as crianças do Italage continuem sendo beneficiadas. Além da oficina de violão, o projeto social aprovado pela Caixa também contempla oficinas de futebol com participação de 60 crianças e adolescentes, e, oficina de capoeira. (Por Nilson Chaves)

  Categorias: