Quais são as soluções para lidar com os vários tipos de poluição na cidade de São Paulo?

Quais são as soluções para lidar com os vários tipos de poluição na cidade de São Paulo?
15 agosto 20:15 2018 Imprimir esta notícia

Poluição é toda alteração negativa do ambiente provocada tanto diretamente como indiretamente pela intervenção do homem. Esse processo de destruição do meio ambiente faz mal a todos os seres vivos. Há diversos tipos de poluentes, os quais apresentam diferente níveis de gravidade, podendo serem mais fáceis ou mais difíceis de serem controlados ou até mesmo resolvidos. Abaixo mostramos alguns tipos de poluição presentes na cidade de São Paulo e também como a cidade vem tentando combater esses problemas!

Poluição Sonora

A poluição sonora é provocada principalmente pelos transportes urbanos com as suas buzinas e as suas sirenes, além disso devido às construções que acontecem a todo o momento nas cidades grandes e às máquinas. Em adição há também os shows e os eventos que podem ter aparelhos de sons em alto volume. Em São Paulo há o Programa Silêncio Urbano (PSIU), da Prefeitura, o qual tem como missão garantir o controle e o combate deste tipo de poluição.

Poluição Atmosférica

Outro grande problema da cidade de São Paulo é a poluição do ar, a qual durante a greve dos caminhoneiros há alguns meses apresentou uma melhora, mostrando que o grande poluente é o CO2 vindo da combustão dos combustíveis fósseis dos automóveis. Na cidade já há um controle diário com o sistema de rodízio de automóveis de acordo com as suas placas.

Poluição Hídrica

O Rio Tietê é uma das maiores perdas da cidade de São Paulo devido a poluição hídrica. Infelizmente, no Brasil, todo o esgoto doméstico tratado ou não acaba indo parar nos rios. E este rio vem sendo poluído desde 1920, totalizando quase 100 anos de contaminação. Hoje mais de 70% do esgoto da cidade de São Paulo já é tratado, mas os níveis de COLIFORMES TERMOTOLERANTES e de NITROGÊNIO AMONIACAL (NH4) ainda são bem altos.

Poluição Visual

São Paulo já vem há alguns anos tentando controlar o problema da poluição visual, mas ela ainda está presente, infelizmente ela aparece em forma de fios elétricos, postes, lixos, torres de telefonia, anúncios, propagandas e placas. A Lei Cidade Limpa teve um papel importante para controlar esta poluição. Esta lei já está atuando desde 2017, proibindo principalmente os outdoors.

Vendo esses 4 tipos de poluições que acontecem diariamente na cidade de São Paulo, veja como você pode no seu dia a dia ter uma atitude mais consciente evitando ao máximo, se possível, provocar cada uma delas! Não deixe de comentar qual dessas poluições mais te incomoda e também qual você acha que é a solução para cada uma delas!

  Categorias: