Quer aliviar a ressaca do carnaval? Suco detox, carvão vegetal e queijo estão na lista

Quer aliviar a ressaca do carnaval? Suco detox, carvão vegetal e queijo estão na lista
10 fevereiro 11:58 2016 Imprimir esta notícia

Começa com uma cerveja e, quando a pessoa percebe, já passou dos limites. Aí já viu: após a bebedeira, aparece a companheira de muitos foliões, a ressaca. Para evitar os sintomas ou diminuir o drama, veja o que fazer. Primeiro, vamos entender o que ocorre no corpo. O mal-estar acontece por causa de uma sobrecarga no fígado, como o explica o nutricionista Rodrigo Mendonça. “O consumo excessivo de álcool também inibe a produção do hormônio antidiurético, levando ao aumento da produção de urina, que facilita a desidratação e agrava a ressaca.”

Segundo Mendonça, nesse processo, o fígado não sabe que você parou de beber e continua trabalhando para dar conta de tanto álcool, como se ele mesmo estivesse embriagado. “Essa hora extra do órgão acumula enzimas no corpo que bagunçam o metabolismo e interferem até no sistema nervoso. Isso causa os sintomas que muita gente conhece e que podem durar por até 24h.”

Para evitar enjoo, tontura, náusea e dor de cabeça, não misture e nem exagere. Tomar carvão vegetal ativado (comprado em farmácias); beber 1 copo de água antes de qualquer copo de bebida e comer uma fatia de queijo sempre que consumir álcool são outras orientações do nutricionista. “Ao seguir uma dessas dicas, o corpo ganha mais tempo para metabolizar o álcool e diminuem as chances da ressaca.”

Se a pessoa vomitar, para evitar uma gastrite, o clínico geral Carlos Magno, da Unimed Vitória, indica tomar remédios que têm como característica o alívio dos sintomas relacionados ao enjoo e vômito. No caso da dor de cabeça, tome um analgésico.

Alerta
“Em longo prazo, a principal consequência da ressaca é a cirrose hepática, que é a destruição do fígado”
Rodrigo Mendonça

 

Alimentação

Isotônicos, água de coco e suco de fruta são uma excelente forma de reposição de água, antes ou logo após o consumo de bebida alcoólica.

Açúcar

O recomendável é ingerir alimentos ricos em açúcar (chocolate meio amargo, frutas e barra de cereais), porque o álcool diminui a taxa de açúcar no sangue, e a glicose ajuda a normalizar desidratação e evitar ressaca.

No dia seguinte
Alimentação

Beba bastante água, evite a luz do dia e se alimente de forma saudável – com alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e legumes cozidos.

Chá

Tomar de 3 a 4 xícaras de chá de gengibre também ajuda, porque a planta possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes.

Receitas
Dica

Se você esquecer de se alimentar e de beber de 4 a 6 copos de água durante a ingestão de álcool, a opção é tomar sucos.

Suco detox de couve

Ingredientes

Suco de 1 laranja, 1 folha de couve, meio copo (100 ml) de água e gelo.

Suco detox de melancia e hortelã
Ingredientes

1 copo (200 ml) de suco de melancia (2 fatias médias), 2 folhas de hortelã, 1 pitada de gengibre em pó e 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Suco detox com abacaxi e hortelã
Ingredientes

1 copo (200 ml) de suco de abacaxi (3 fatias), 2 folhas de hortelã, 1 pitada de gengibre em pó e 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Suco detox com morango e hortelã
Ingredientes

1 copo (200 ml) de suco de morango (5 unidades), 2 folhas de hortelã, 1 pitada de gengibre em pó e 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.