Racionamento de água continua em 12 municípios do Espírito Santo

Racionamento de água continua em 12 municípios do Espírito Santo
30 dezembro 11:32 2015 Imprimir esta notícia

O ano de 2016 começa nesta sexta-feira e a preocupação com a crise hídrica que começou em 2015 deve permanecer, pelo menos, até o início do próximo ano. Nas regiões Norte e Noroeste, pelo menos 12 municípios estão racionando água.

Na região Norte o racionamento está acontecendo em Ibiraçu (18h às 6h, em dias alternados); Rio Bananal (7h às 7h, alternado entre os dois bairros da cidade: Santo Antônio e São Sebastião); Conceição da Barra (6h às 18h); Pedro Canário (na sede do município das 20h às 6h); Sooretama (18h às 6h) e no distrito de Santa Cruz, em Aracruz, a água está sendo transportada por caminhões para a estação de tratamento para continuar a distribuição através do sistema de rodízio.

Já na região Noroeste os municípios são Barra de São Francisco (11h às 21h); Ecoporanga (7h às 21h), em dias alternados para duas áreas da cidade; Mantenópolis (na sede do município e no distrito de Santa Luzia, das 13h às 18h); Boa Esperança (18 às 6h); Vila Pavão (na sede do município das 19h às 8h) e Marilândia (13h às 7h, alternando entre os bairros da sede do interior)

E para não ficar sem água a solução é economizar. Um exemplo é o da dona de casa Clauzinete Faé Macedo. Ela mora em Marilândia e utiliza a mesma água para diversas atividades domésticas.

“Lavo roupa e aproveito a água para molhar planta, lavar calçada, passar pano na casa. Essa situação não é fácil, a gente tem que tomar banho rápido, às vezes queria tomar outro antes de deitar e agora não posso. Está muito difícil, mas tem que falar que está bom porque não estou sem água”, disse.

A Cesan pede que a população economize água e evite o desperdício. Não há previsão para que o abastecimento nesses municípios seja normalizado, por conta da estiagem e da crise hídrica. (A Gazeta)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.