Ronaldo Carletto apresenta projeto para transformar bullying em crime

Ronaldo Carletto apresenta projeto para transformar bullying em crime
24 novembro 19:10 2015 Imprimir esta notícia

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 3.686/2015 que tem o objetivo de tipificar o crime de intimidação sistemática (bullying), prevendo causa de aumento se a conduta for praticada por meio da internet (cyberbullying). De acordo com o parlamentar, esse projeto busca avançar na proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros contra os abusos físicos e psicológicos.

Carletto ressalta que muitas pessoas, especialmente os jovens, sofrem muito com a intimidação sistemática, também conhecida como bullying. “Várias famílias têm que conviver com a dor e a angústia decorrentes do bullying. Muitos jovens não aguentam a pressão exercida sobre eles, suicidando-se em busca do alívio de seus sofrimentos. Diante disso, a criminalização de determinadas condutas visa prevenir comportamentos socialmente reprovados, na medida em que atua no psicológico do indivíduo por meio da intimidação”, enfatizou.

Em relação ao cyberbullying, Carletto salientou que a Tecnologia da Informação modificou as relações sociais. “A internet tornou-se um canal propagador que intensifica a potencialidade lesiva do bullying, devendo, portanto, ter um tratamento diferenciado, por meio de um punição penal mais severa. Precisamos lutar contra essa odiosa conduta de intimidação, intencional e repetida”, destacou. (Da redação TN)

  Categorias: