Sebrae disponibiliza 400 embriões para fertilização in vitro no extremo sul

Sebrae disponibiliza 400 embriões para fertilização in vitro no extremo sul
11 março 18:37 2019 Imprimir esta notícia

Projeto que começou em 2015 tem como objetivo melhorar a produtividade de leite da região

Preocupado em melhorar a produtividade de leite no extremo sul da Bahia, o Sebrae em Teixeira de Freitas iniciou em 2015 um projeto para incentivar a fertilização in vitro. Com a utilização desse tipo de tecnologia, é possível ter um rebanho que produza uma quantidade bem superior de leite à média da região, que atualmente é de quase três litros por animal, pouco superior à média estatal, de dois litros e meio.

A grande vantagem para o produtor que deseja fazer a fertilização in vitro é o subsídio fornecido pelo Sebrae, de 70% do valor total, que é de R$ 1,4 mil por cabeça. Este ano, a instituição pretende fazer fertilização de 400 embriões, beneficiando aproximadamente 57 produtores. Podem se inscrever produtores dos 21 municípios do extremo sul, a partir desta segunda-feira, dia 11 de março.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, esse projeto é destinado aos pequenos e médios produtores, que podem pedir a fertilização em até sete animais. “Para ter mais garantias no processo, pedimos que o produtor disponibilize três animais para cada um que deverá ser fertilizado. Ou seja, se o produtor quer fazer o processo em sete animais, precisa ter 21 disponíveis. O estado de saúde precisa ser bom, então é importante já ficar atento e selecionar bem quais bovinos poderão participar”.

Resultados

Desde que o programa começou, em 2015, o Sebrae em Teixeira de Freitas atendeu 289 produtores da região e efetuou 6,6 mil transferências, com 2234 transferências de embriões confirmados.

Alex Brito ressalta que a fertilização in vitro é um processo que ajuda bastante, mas sozinho não traz os resultados que são esperados. “Não basta simplesmente confiar na genética. Isso é muito importante, mas se não houver um grande cuidado com esse animal, principalmente com a sua alimentação, a produtividade não será satisfatória. O Sebrae oferece outras soluções para os produtores rurais, podem nos procurar que daremos todo apoio e informações necessários para que os resultados sejam positivos”.

Os interessados devem entrar em contato com o Sebrae em Teixeira de Freitas pessoalmente, indo até a agência que fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3986, Centro, ou ligar para o telefone 73 3291-4333.

  Categorias: