Secretaria de Saúde anuncia intensificação de combate ao Aedes Aegypti em Teixeira de Freitas

Secretaria de Saúde anuncia intensificação de combate ao Aedes Aegypti em Teixeira de Freitas
04 dezembro 19:46 2018 Imprimir esta notícia

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira, 30 de novembro, durante toda a manhã, uma Blitz Educativa na região central da cidade.  A ação está integrada Programa Municipal de Controle da Dengue, que inclui visitas domiciliares, bloqueio de áreas com maior infestação, mutirões de limpeza, entre outras ações educativas.

Durante a Blitz educativa, os agentes comunitários de endemias entregaram panfletos com dicas para acabar com os focos do mosquito nas residências e colaram adesivos nos carros, além de montarem uma estrutura com exemplos corretos e incorretos de descarte de materiais, como: garrafas, pneus, vasilhas plásticas e etc.

O secretário municipal de Saúde, Max Almeida, ressalta que esta ação estratégia é fundamental no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Com a intensificação das chuvas e a chegada do verão é indispensável reforçar a prevenção contra a dengue. Queremos também sensibilizar a população sobre a necessidade de tomar medidas preventivas. O trabalho conjunto é a forma mais eficiente de combater o mosquito”, explica Max.

Segundo a Coordenadora dos Agentes de Combate a Endemias, Rutileia Paixão, Teixeira de Freitas está em alerta com relação ao nível de infestação. Mesmo com todas as ações da Secretaria Municipal de Saúde, a população tem papel fundamental no combate ao Aedes, por isso estas ações educativas são tão importantes. “Atualmente, 90% dos criadouros são encontrados em residências. Somente com a união da comunidade com as equipes de agentes de endemias podemos diminuir os focos do mosquito”, alertou Rutiléia.

Um levantamento de Índice Rápido (Lira), feito pelo Programa Nacional de Combate à Dengue, PNCD, constatou que o município de Teixeira de Freitas encontra-se com o índice de infestação de 1.4, considerado como médio risco, para os parâmetros do Ministério da Saúde. (Da redação TN)

  Categorias: