Sob coordenação do CREAS, entidades se mobilizam contra a exploração de crianças e adolescentes

Sob coordenação do CREAS, entidades se mobilizam contra a exploração de crianças e adolescentes
08 fevereiro 10:39 2016 Imprimir esta notícia

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e denúncia de possíveis casos de violação dos direitos da criança e do adolescente neste período de grande movimentação turística na região em virtude do Carnaval, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com o aval da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Prefeitura Municipal de Itamaraju, realizaram durante todo o dia desta quinta-feira (04/02/16) a “Mobilização Verão”, que é uma Campanha Municipal de Enfrentamento a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Além do CREAS, a conscientização contou também com a participação de técnicos dos CRAS I e II, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, e 12ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN – de Itamaraju. Estavam presentes ainda os conselheiros do Conselho Tutelar de Itamaraju, uma guarnição da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, agentes do Departamento Municipal de Trânsito, e agentes de Proteção ao Menor.

cred2 Vestidos em camisetas com a logomarca da campanha, os técnicos e agentes abordavam os veículos que passavam, entregando aos condutores um kit com saquinho de lixo para automóvel, folders e folhetos explicativos. Adesivos também eram fixados nos para-brisas dos veículos com a devida e prévia permissão dos proprietários. As ações aconteceram na BR-101 (antigo Posto da Polícia Rodoviária Federal, pela manhã, entre 8h30min e 11 horas) e na BA-489 (em frente à entrada do Conjunto Habitacional Urbis-II, das 14 às 17 horas).

Itamaraju é porta de entrada para as principais cidades litorâneas da região. Os automóveis vindos de outras regiões da Bahia ou de outros estados do Norte e Nordeste do país com direção a praias como as de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, passam obrigatoriamente por Itamaraju. O mesmo ocorre com os turistas, oriundos de estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste do país, que se dirigem às praias mais ao norte como as de Porto Seguro, Arraial, Trancoso, Coroa Vermelha e Canavieiras, vindos de carro próprio.

“Por isso, o papel do município é de fundamental importância nessa missão de conscientizar a população de Itamaraju e a circulante em relação ao enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, diz Celidalva Brito, coordenadora do CREAS de Itamaraju. Ela destacou o Disque 100 como o principal canal para o recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos. O serviço funciona 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, gratuitamente, de qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel. E as denúncias podem ser anônimas, pois o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.

credAlém do Disque 100 existe também o número nacional do CREAS (08001705530) e para as pessoas de Itamaraju, o número do Conselho Tutelar local [(73) 3294-0853]. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Selmides Pereira (Bida), que fez questão de acompanhar as ações, disse estar satisfeito com a participação das instituições e entidades nesse objetivo de defender e proteger crianças e adolescentes. (Por Nilson Chaves)

 

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.