Talento de Athylla Borborema é reconhecido com o Troféu da Inconfidência Mineira e Comenda Pablo Neruda de Literatura em Ouro Preto

Postado por Teixeira News | 28 de fevereiro de 2016 11:10

Não poderia ter um início de ano melhor para o escritor e jornalista Athylla Borborema, editor de jornalismo do Portal de Notícias Teixeira News. Na noite deste sábado (27/02), no Museu da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, cidade histórica da mesorregião metropolitana de Belo Horizonte (MG), ele teve o seu talento mais uma vez reconhecido nacionalmente, ao ser agraciado com a Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura em razão da sua efetiva contribuição à literatura no Brasil com suas obras literárias.

Athylla Borborema também foi consagrado com o Troféu da Inconfidência Mineira Melhor Jornalista, pelo seu aporte jornalístico aos eventos culturais no Estado da Bahia por meio do portal de notícias Teixeira News e emissoras de rádio das quais é correspondente e, pela contribuição literária que tem dado ao país por meio dos seus livros reportagens. No mesmo evento o jornalista e poeta teixeirense Almir Zarfeg recebeu o Troféu da Inconfidência Mineira Melhor Poeta de 2015.

ourod3[1]A cerimônia de premiação com o selo do Ministério da Cultura do Brasil é promovida todos os anos pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto e pela Associação Internacional de Escritores e Artistas com chancela da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. O cerimonial contou com a participação de diversas autoridades mineiras, várias presidentes de Academias de Letras e de Artes do País, poetas, escritores, editores e políticos, além de músicos e grupos folclóricos que se apresentaram, dando um maior brilho ao evento.

ourod2[2]Em outubro de 2015, Athylla Borborema esteve na região, mais precisamente na cidade de Itabira, no vale do aço mineiro, onde foi um dos 50 brasileiros homenageados com o Troféu Carlos Drummond de Andrade de Literatura 2015, na festa do seu cinquentenário. No último dia 23 de janeiro, ele foi um dos condecorados com a Medalha Luís de Camões de Literatura, durante evento realizado no Salão Nobre da Casa das Beiras, localizado na Tijuca, no Rio de Janeiro.

ourod1[3]Agora em Ouro Preto, Athylla Borborema é presenteado com a oportunidade de ter conhecido a mais famosa cidade histórica de arquitetura colonial do país, onde ainda, foi premiado com o Troféu da Inconfidência Mineira Melhor Jornalista e recebeu a mais festejada premiação chilena que é a Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura, uma das mais importantes do gênero na América do Sul.

incod1[4]A Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura tem o objetivo de homenagear, divulgar e reconhecer profissionalmente escritores que se destacaram no campo da Literatura nos últimos anos. Associação Internacional de Escritores e Artistas e a Sociedade de Escritores do Chile concedem apenas três comendas por ano no Brasil e Athylla Borborema é o primeiro baiano a ganhá-la.

ourod5[5]Quem foi Pablo Neruda:

Pablo Neruda foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Neruda foi o único poeta da história na América do Sul a receber o Nobel de Literatura em 1971. Escreveu 34 livros, inclusive o premiadíssimo livro de poesias “Canto Geral”, lançado em 1950, traduzido para a maioria dos países do universo e até os dias de hoje continua na lista dos mais vendidos no mundo, no gênero literatura. Lido no planeta inteiro, Pablo Neruda ficou conhecido como o poeta do mundo. Ele nasceu em Parral, no Chile, em 12 de julho de 1904 e morreu aos 69 anos em Santiago, no Chile, em 23 de setembro de 1973. (Por Ronildo Brito).

Endnotes:
  1. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/02/ourod3.jpg
  2. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/02/ourod2.jpg
  3. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/02/ourod1.jpg
  4. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/02/incod1.jpg
  5. [Image]: https://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2016/02/ourod5.jpg

Source URL: https://teixeiranews.com.br/talento-de-athylla-borborema-e-reconhecido-com-o-trofeu-da-inconfidencia-mineira-e-comenda-pablo-neruda-de-literatura-em-ouro-preto/