Teixeira de Freitas – Defensoria inaugura sétima sede em quatro meses

Teixeira de Freitas – Defensoria inaugura sétima sede em quatro meses
20 janeiro 20:43 2016 Imprimir esta notícia

A unidade de Teixeira de Freitas da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA agora funciona em sede própria da instituição, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 20, pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo. Com esta, são sete as unidades inauguradas de setembro de 2015 até agora. “Esta foi uma meta estabelecida em minha gestão e fico contente em vê-la cumprida”, disse o defensor-geral, que na solenidade também anunciou que a DPE/BA vai realizar novo concurso para defensor público neste ano. A nova sede está instalada na Rua Águas Claras, 523, bairro Bela Vista, próximo ao centro e de fácil acesso à população.

A Defensoria Pública do Estado está presente em Teixeira de Freitas há quase duas décadas e um espaço mais amplo era uma necessidade antiga da equipe, que atuava em uma sala no SAC da cidade. Como agora são quatro defensores, cada um com seu próprio gabinete, a expectativa é que aumente o número de atendimento aos assistidos. “Antes tínhamos que nos revezar para usar a sala, o que dificultava o nosso trabalho. Ter gabinetes individuais vai ampliar a nossa ação e dar mais qualidade ao nosso atendimento”, disse a defensora pública Izabel do Carmo de Jesus, responsável pela área de Execução Penal.

defend1O defensor público Emerson Halsey Soares, o mais recente na comarca e que atua no Júri e Infância e Juventude, declarou a sua satisfação em encontrar uma sede com condições de realizar um bom atendimento aos assistidos teixeirenses. “Quero agradecer ao defensor geral por atender à reivindicação e inaugurar esta sede”, disse. O Matheus Rocha Almeida, defensor público com atuação na área criminal, ressaltou que a nova sede representa uma conquista enorme e agradeceu ao empenho da Administração Superior. O defensor público Luís Carlos Assis, que atua na área de Fazenda Pública e Registros Públicos, não pode comparecer por estar em férias.

Segundo o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, o imóvel da nova sede foi adquirido no final da gestão anterior, mas só no final do ano passado a Defensoria teve recursos para reforma do imóvel e aquisição do mobiliário. Ele anunciou aos presentes a intenção da sua gestão em colocar, futuramente, Teixeira de Freitas como sede de Regional. O trabalho extrajudicial da DPE, com palestras para difusão dos direitos dos cidadãos, também foi destacado pelo defensor-geral.

O defensor público Walter Fonseca Jr. De acordo Walter Fonseca, coordenador executivo da Regionais, disse que, como Teixeira de Freitas é um polo regional, precisava entregar uma estrutura condizente ao crescimento da cidade. “Como terá concurso público nesta região este ano, mais defensores públicos passarão atender nesta comarca”, destacou. George Araújo, defensor público que coordena a 4ª Regional da Defensoria, na qual Teixeira de Freitas está incluída, considerou que com a nova sede a DPE/BA inaugura uma nova história, depois de quase vinte anos, lembrando que grande parte da população é beneficiada pelos serviços da Instituição.

O prefeito João Bosco Bittencourt, que falou sobre a importância da família para a prevenção contra a violência e o aumento da criminalidade, parabenizou a Defensoria pela nova sede e colocou a prefeitura de Teixeira de Freitas à disposição para parcerias que venham a se fazer necessárias. Vereador Tomires Barbosa Monteiro (Miro), presidente da Câmara Municipal – esse espaço vai possibilitar aos nossos munícipes o acesso aos seus direitos, o acesso a serviços de qualidade, com dignidade, humanizados.

defend2O representante do Grupo Operativo da Ouvidoria da Defensoria Pública, Valdinei Tavares, ressaltou o cumprimento do compromisso assumido pelo defensor geral e a importância de trabalhar lado a lado com a sociedade civil.

Participaram da solenidade de inauguração membros do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Polícia Militar e Polícia Civil, secretários municipais, vereadores, dirigentes de faculdades instaladas na cidade, e representantes de associações, a exemplo da Pestalozzi e Levanta-te, comunidade terapêutica de recuperação de adictos. O defensor público da comarca de Eunápolis, Fábio Fonseca, também prestigiou a inauguração. (Com informações de Vanda Amorim)

  Categorias: