Teixeira de Freitas: Encontro de panificadores fomenta crescimento do setor no extremo sul

Teixeira de Freitas: Encontro de panificadores fomenta crescimento do setor no extremo sul
11 março 16:30 2016 Imprimir esta notícia

Foi com o objetivo de ganhar mercado que Walter Morales, proprietário da Comissária Aérea Mar Azul, uma empresa que fornece alimentação para aeronaves comerciais há 23 anos, em Porto Seguro, decidiu participar nesta quinta-feira, 10, do II Encontro de Panificadores do Extremo Sul. O evento aconteceu no auditório do Lord Plaza Hotel, em Teixeira de Freitas, e reuniu representantes de toda a cadeia de produção do setor de panificação.

“A procura por informações é o primeiro passo para o desenvolvimento do negócio e, aqui, eu vim buscar novidades e atualização de mercado”, contou Morales.

No encontro, os participantes conheceram o projeto de Panificação e Massas Alimentícias desenvolvido pelo Sebrae, que prevê uma série de capacitações aos empresários do ramo. Além disso, o coordenador de indústria da instituição, Tércio Calmon, apresentou o Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), um atendimento especializado e setorial da instituição, composto por atividades de orientação e aperfeiçoamento da gestão dos negócios, com foco nos resultados e aumento da competitividade.

A programação do evento também contou com a apresentação de um case de sucesso do setor, pelo presidente da Associação de Panificadores de Jequié, José Marcos de Andrade, e com uma palestra sobre o atual cenário de panificação, ministrada pela representante do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Patrícia Marques.

Assim como Walter Morales, o empresário Fábio Barbosa Santos participou do encontro. Proprietário do Mercado e Padaria Canaã há 13 anos, em Teixeira de Freitas, ele destaca os benefícios desde que começou a se capacitar pelo Sebrae. “Esse é mais um importante passo que dou com a ajuda do Sebrae. Desde o ano passado, quando comecei a participar dos cursos, me sinto mas seguro para inovar e crescer, e aprendi a me organizar e a reduzir desperdícios, entre outras mudanças”, frisou.

panid1Para o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito, a iniciativa fortalece o segmento de panificação. “Este momento possibilita trocar experiências, discutir tendências, debater cenários econômicos e conhecer alternativas e estratégias para o crescimento. Tudo isso contribui para o aumento de competitividade do setor, melhoria de qualidade para o consumidor e mais lucratividade para o empresário”, concluiu.

O II Encontro de Panificadores foi realizado pelo Sebrae e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, ITPC, Serviço Social da Indústria (Sesi), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), Sindicato do Comércio de Teixeira de Freitas (Sincomércio) e Dalpan. (Informações: Fernanda Barros)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.