Teixeira de Freitas: Promovidos dias de conscientização sobre o Novembro Azul e Dezembro Vermelho

Teixeira de Freitas: Promovidos dias de conscientização sobre o Novembro Azul e Dezembro Vermelho
02 dezembro 10:21 2015 Imprimir esta notícia

O Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Teixeira de Freitas está promovendo atividades para a educação da comunidade sobre os cuidados com a sua saúde, visando a conscentização. Durante dois dias a equipe fez plantão na praça, oferecendo ao público testes rápidos e orientações, finalizando as atividades do Novembro Azul (30/11) e iniciando as atividades do Dezembro Vermelho, marcado pelo Dia Mundial de Combate à Aids (1º/12).  Durante os dois dias foram oferecidos testes rápidos para identificação do vírus HIV, Hepatite C, e outros males.

A tecnologia do exame utilizado fornece o resultado em 20 minutos, utilizando apenas a saliva, no caso dos testes para o HIV. Apesar de ser uma doença controlável a partir de medicamentos, o que garante uma sobrevida normal para os soropositivos, a Aids continua a vitimar pessoas, inclusive em Teixeira de Freitas. Entre os anos de 2007 e 2014 foram registradas quase 60 mortes em razão da doença, daí surge a necessidade e importância da atividade do CTA/SAE para o combate à Aids e conscientização da comunidade.

Orientação, atividades educativas, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), realização de exames gratuitos e tratamento estão entre as atividades do CTA/SAE, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Teixeira de Freitas. A equipe se mobilizou durante os dois dias para atendimento à comunidade e aos servidores públicos que participaram das atividades, promovidas na Praça da Prefeitura.

Durante todo o mês de dezembro o CTA/SAE promoverá atividades para aproximar o serviço de testagem e aconselhamento da comunidade. Os interessados em participar ou conhecer os serviços oferecidos pelo órgão, podem buscar orientação pessoalmente, na Rua Sagrada Família, n° 436, bairro Bela Vista, ou por meio do telefone (73) 3011-2713 e e-mail: cta@tdf.com.br. O CTA/SAE oferece assistência especializada para tratamento da Aids, hepatites virais B e C, tuberculose, hanseníase e DST’s. (Da redação TN)

  Categorias: