Trecho da BR-498 no Parque Nacional está interditado há 6 anos em Itamaraju

Trecho da BR-498 no Parque Nacional está interditado há 6 anos em Itamaraju
26 fevereiro 11:08 2016 Imprimir esta notícia

Há 6 anos que um local da BR-498 está interditado por causa de um trecho de cerca de 100 metros que cedeu com as fortes chuvas que caíram na região em dezembro de 2009 e até hoje o conserto não foi feito por parte do Governo Federal. No local existe um desvio pelo lado de cima, por onde o tráfego é feito em meio ao um explicito perigo da terra continuar a ceder.

O trecho danificado é na altura do Km-5,6 no sentido Parque Nacional à BR-101. A BR-498 foi construída no final da década de setenta e já fora reparada duas vezes, no início da década de noventa e em 2003. Com exceção do local em questão, a pista ainda está em boas condições, devendo citar alguns trechos com buracos, mas o motorista dirigindo com atenção consegue fazer uma viagem tranquila.

pistad1A BR-498 possui apenas 14 quilômetros de extensão, começando a partir da Aldeia do Trevo Indígena Pataxó, na altura do Km-795 da BR-101 e vai até a Aldeia Indígena Pataxó Pé do Monte, no portão de entrada para o Parque Nacional de Monte Pascoal, já em território do município de Porto Seguro, local de grande valor histórico e ambiental para o país.

No local do asfalto destruído por causa do seu estado de risco de desabamento do restante da estrutura totalmente condenada, o motorista precisa trafegar com cuidado pelo desvio lateral, sendo que do lado contrário existe uma ribanceira que representa um grande perigo para motoristas, transeuntes e animais.

Perigo especialmente para quem trafega com periodicidade naquela região e para turistas e estudantes que visitam com frequência o histórico Parque Nacional do Monte Pascoal, suas aldeias e para escalar o seu próprio Monte Pascoal, de 736 metros de altura. O Parque é aberto para visitação em qualquer dia do ano com a devida recepção dos índios pataxó.

pistad2Embora o Parque Nacional de Monte Pascoal pertença ao município de Porto Seguro, mas o único caminho fácil para chegar ao local é pela BR-101. O local está a 24 quilômetros da cidade de Itamaraju e 70 quilômetros de Itabela. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: