Um verão de luxo à luz das encantadoras praias de Mucuri

Um verão de luxo à luz das encantadoras praias de Mucuri
01 fevereiro 17:34 2016 Imprimir esta notícia

O município de Mucuri possui uma bela história cultural e política e é o município mais antigo do extremo sul da Bahia com 246 anos de emancipação política administrativa. E além da sua significante história política e cultural possui um território de 37 quilômetros de litoral com as praias mais lindas do nordeste do Brasil e um famoso carnaval que este ano terá mais de 20 atrações na sua programação.

As praias de Mucuri em termo de beleza e encantamento só são comparadas às praias do litoral norte do município de Prado e do litoral sul do Estado da Paraíba. O ponto litorâneo mais atraente e luxuoso do município de Mucuri está no litoral sul do município, na região da Costa Dourada.

Foto 02Ainda não existe acesso sobre o rio Mucuri que possa dar ligação entre a cidade ao litoral sul. Atualmente para se chegar ao balneário, o acesso é pelo povoado de 31 de Março, na divisa da Bahia com o Espírito Santo, às margens da BR-101. Do local se trafega 38 quilômetros até o litoral por estrada de chão muito bem conservada, basta dirigir com vigilância e seguir com atenção as placas indicando o caminho da Costa Dourada, e se não haver prudência você poderá se perder entre a densa floresta de eucalipto e estradas vicinais utilizadas por carretas.

Chegando a Praia da Costa Dourada, o visitante logo encontra um fantástico cenário marítimo ladeado pelo mais natural paredão, ideal para assistir o sol nascer ou se pôr. A imagem do sol mergulhando no mar fica ainda mais bonita, emoldurada pelo colorido dos barquinhos de pescadores sobre os reflexos dos paredões de pedras e ondas bailarinas. A mineira de Governador Valadares, Alfina Rodrigues Ribeiro, 80 anos, popularmente conhecida por “Tia Fina”, mora no local desde 1990, 13 anos antes da chegada da energia elétrica.

Foto 03O balneário de Costa Dourada que dispõe de pequena estrutura hoteleira e de restaurantes, está a 12 quilômetros ao sul da divida com o Espírito Santo. Com 37 Km de praias, algumas ainda virgens com belíssimas falésias e inúmeros coqueirais, Mucuri está situado na zona turística da Costa das Baleias, com as praias da Vila, Pôr do Sol, Praia das Malvinas, Praia da Orla, Praia da Barra, Praia da Lagoa Grande, Praia do Lobisomem, Praia do Josué, Praia da Jacutinga, Praia do Sossego também conhecida por Praia do Domingo, Praia dos Coqueiros, Praia da Costa Dourada, Praia Dois, Cacimba do Padre, Praia dos Lençóis e Praia do Riacho Doce.

Foto 04Ao norte da Costa Dourada, encontram-se as praias dos Coqueiros e do Domingo que proporcionam banhos revitalizantes no mar de águas claras. Na Praia do Domingo a grande atração é o Rio das Ostras que avança 300 metros mar adentro e proporciona deliciosos banhos salobros em meias paisagens exuberantes de falésias nas laterais e manguezais de rio acima.

A Costa Dourada pode ser visitada o ano inteiro, pois há sol e águas quentes tanto no inverno, quanto no verão. Nesta praia que dá nome à região, as falésias de cor vermelha e a areia dourada emprestam um colorido especial a esse trecho do litoral, principalmente ao nascer e ao pôr-do-sol. A vegetação de restinga predomina no alto das falésias, enquanto no nível do mar os recifes formam piscinas de água transparente que refletem o dourado da areia.

Foto 05Saindo de Costa Dourada em direção ao sul, chega-se na Praia Dois, marcada por gigantescas barreiras, falésias naturais e é marcada por uma pedra gigantesca dentro do mar que dependendo do ângulo ao visualizá-la você enxerga a figura de um bicho diferente, ora um cavalo, ora um gato ou ora outro animal qualquer. Seguindo a pé, chega-se também à Cacimba do Padre, praia que guarda uma lenda da época dos jesuítas e com o passar dos séculos a erosão costeira destruiu o local e formou na costa uma arredondada ilha de pedra que dá característica como a boca de uma cacimba modelada.

Um pouco mais adiante está a Praia dos Lençóis, uma costa circundada de falésias, formadas por areias alvíssimas. O visitante que chega a Lençóis se impressiona com o brilho do ambiente, bastante acentuado pelo branco das falésias e quando fotografada, é um fiel retrato das dunas de Natal. A praia dos Lençóis é um dos mais belos cartões postais que o município de Mucuri possui e o local ainda é muito pouco visitado e encanta quem visita o lugar.

Foto 06O município de Mucuri ainda sedia a Praia do Riacho Doce, um local característico e peculiar da sua beleza. É justamente o córrego do Riacho Doce que divide a praia ao meio -, lado sul pertencente ao município de Conceição da Barra/ES e o lado norte a Mucuri/BA. Divisa legal entre os dois Estados que virou atração dos turistas que procuram o balneário de Itaúnas. A praia do Riacho Doce está ladeada pelo Parque Estadual de Itaunas, por isso o local é bem preservado no entorno do rio.

Andando pela praia a partir de Costa Dourada até o Riacho Doce se gasta 3 horas de caminhada por uma extensão de 12 quilômetros, mas se caminhar fotografando as belezas das praias, você gastará cerca de 4 horas e meia. Mas para quem não queira arriscar a andança, a opção é fazer o trajeto de carro com acesso pelo território capixaba ou se preferir, seguir direto para Itaúnas. 500 metros antes da praia do Riacho Doce existe um estacionamento apropriado para o visitante. Para quem está na praia do Riacho Doce fica mais fácil ir conhecer a Praia dos Lençóis andando pela praia, são apenas três quilômetros ao norte.

Foto 07Quem conhece as praias centrais da cidade de Mucuri e vai pela primeira vez na Praia dos Lençóis, não imagina que esteja em território mucuriense. As areias parecem lençóis brancos, aliás esse é o motivo do nome da Praia. E realmente chama atenção a larga faixa de areia branca, fina e plana, propícia ao passeio de bugre, sendo repleta de coqueirinhos, margeada por falésias sinuosas, em nuances de tons que vão do avermelhado ao marfim. O circuito é montanhoso, mas tu poderás superar todos os obstáculos a bordo do teu bugre. O mar é aberto, água morna e límpida. De modo geral, a orla da Praia dos Lençóis tem essas características, sendo propícia ao uso de caiaque, mas alguns trechos também são ótimos para windsurf.

Quem pretende visitar estas praias deve usar roupas leves e carregar água mineral, porque o clima é quente e úmido. Como não existe pousada nem restaurante nas localidades, o ideal é se hospedar em Costa Dourada para usufruir de um suporte de infraestrutura, sem, no entanto, abrir mão de reservar algumas horas de sol para uma deliciosa aventura pelas praias desertas que o litoral sul de Mucuri reserva para você diante de tantos cenários exuberantes. O cenário formado por falésias que chegam a 15 metros, areia fina e mar azul conserva praias selvagens que ainda estão para ser descobertas. Mucuri esconde um reduto natural praticamente intocado.

Foto 08Para quem gosta de sol, praias virgens, rios e cachoeiras rodeadas pela mata atlântica, as praias do litoral sul de Mucuri oferecem aos visitantes um conjunto formado por belas praias, rios, cachoeiras, manguezais e áreas de restinga. Um convite ao descanso e também aos esportes de aventura. No total, são 16 praias, medindo cada uma, cerca de 2 km, incluindo algumas com maior infraestrutura e outras nas quais se chega apenas por meio de longas caminhadas pelas trilhas ou areia da praia. (Por Athylla Borborema).

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.