Contribuinte de Itamaraju agora já disponibiliza da Certificação Digital pela CDL

Contribuinte de Itamaraju agora já disponibiliza da Certificação Digital pela CDL
13 março 14:08 2016 Imprimir esta notícia

A  Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju (CDL),  já é o órgão Autoridade de Registro para emissão da certificação digital modelo CERTISIGN. A partir desta segunda-feira (14/03), todas as empresas que têm acesso ao Conectividade Social, canal eletrônico de relacionamento das agências bancárias e especialmente, da Caixa Econômica Federal para transmissão de dados sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), são obrigadas a possuir a certificação digital.

O presidente da CDL de Itamaraju Américo Mendes, explica que o Certificado Digital é a identidade do empresário ou pessoa física em transações na internet. Com validade de um ou três anos, conforme opção no ato da compra, seu uso é obrigatório em diversas atividades, entre elas, a emissão de nota fiscal eletrônica e a declaração do imposto de renda junto à Receita Federal do Brasil. Gradativamente, a “assinatura digital” vem sendo exigida por vários setores públicos para transmissão de dados, uma ferramenta que reduz muito a possibilidade de fraudes.

O presidente Américo Mendes esclarece que o certificado digital é um documento eletrônico totalmente seguro que garante proteção às transações on-line e a troca virtual de documentos, mensagens e dados com validade jurídica. Possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, empresa ou um site. Ou seja, permite assinar digitalmente qualquer documento eletrônico de forma rápida e segura. Segundo Américo Mendes, com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar a transmissão do arquivo do Sistema de Recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social, entre outras ações, por meio da Conectividade Social.

Conforme Elan Wagner Santos Chaves, o “Élan de Lozinho”, presidente do Sincomércio – Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itamaraju, o programa traz uma grandiosa economia de tempo e redução de custos operacionais, desburocratização de processos, validade jurídica para assinar documentos eletrônicos, possibilidade de eliminação de papéis, maior segurança nas transações eletrônicas e autenticações pela Internet, e conveniência de ser representado digitalmente.

De acordo com a CDL e o Sincomércio, a exigência do certificado digital é cada vez mais constante por parte das entidades governamentais obrigando até as micro e pequenas empresas a adquirir o certificado digital. O público alvo são as empresas que são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica (e-NF) precisam de certificados para comprovar sua legitimidade. Pessoas físicas que precisam validar suas transações eletrônicas, como advogados, contadores ou empresários (e-CPF). Pessoas jurídicas que precisam validar transações eletrônicas (e-CNPJ).

Para implantar o programa em Itamaraju, a CDL firmou uma parceria com a empresa INRESULT, para validação de certificado digital da CERTISIGN. Com esta parceria os profissionais e os responsáveis pelas empresas não precisam mais deslocar-se para outros municípios para realizar a validação do certificado digital. O atendimento na CDL de Itamaraju é feito por Larissa Rodrigues Caldeira, agente de validação que fez um curso pela CERTISIGN, capacitando-a para esta missão. (Por Athylla Borborema).

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