Voo inaugural da Azul estreia rota comercial no aeroporto de Teixeira de Freitas

10 setembro 22:00 2014 Imprimir esta notícia

Às 09h50 desta quarta-feira (10/09), ocorreu o pouso de um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, que marcou o voo inaugural para o inicio da operacionalidade do Aeroporto de Teixeira. Além de vários convidados, o voou inaugural trouxe o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o prefeito João Bosco Bittencourt (PT), e o diretor de assuntos institucionais da Azul, Ronaldo Veras.

A partir do próximo dia 29 de setembro, está previsto a chegada e saída do primeiro voo comercial ligando Teixeira de Freitas ao aeroporto internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte e demais conexões. No entanto, segundo o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, a companhia ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para manter a data de iniciar os voos comerciais, com previsão para Teixeira de Freitas, em 29 de setembro. As aeronaves que operarão no Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas, serão uma dos 5 modelos dos aviões da ATR que podem transportar entre 48 e 68 passageiros, e conforme a demanda, poderão ser os E-jets que levam entre 86 e 118 passageiros.

O aeroporto de Teixeira de Freitas foi recentemente revitalizado e recebeu recursos da ordem de R$ 5 milhões do Governo do Estado e com previsão de investimentos já anunciados de mais R$ 10 milhões. Trata-se de um consórcio formado pelas empresas UTC e Sinart. Conforme o governador Jaques Wagner, o objetivo do governo é que o terminal aéreo teixeirense se transforme em uma base regional e sirva como base de apoio para escalas e conexões de voos, principalmente as de natureza regional.

O voo inaugural do Aeroporto João Durval Carneiro de Feira de Santana também aconteceu hoje (10), às 12h10. A Azul ligará Feira de Santana a 46 destinos nas cinco regiões do Brasil, a partir de 28 de setembro, e Teixeira de Freitas a outros 26 destinos, a partir de 29 de setembro. Com a ampliação das rotas, a Azul passará a atender dez municípios baianos: Ilhéus, Vitória da Conquista, Lençóis, Barreiras, Porto Seguro, Paulo Afonso, Salvador e Valença. A cidade de Valença começou a operar com seus voos regulares no último dia 30 de agosto, com a linha Valença\Campinas-SP.

De acordo com o prefeito João Bosco (PT), a chegada dos voos regulares é resultado de um projeto do governo do Estado para promover o desenvolvimento da região, que tanto ele, quantas outras lideranças do Partido dos Trabalhadores brigaram por este sonho e por sua efetiva concretização. Com isso, Teixeira de Freitas estará ligada à malha aérea do país, o que tirará a cidade do isolamento, estimulando o turismo e outras atividades econômicas fundamentais para o município.

Para o empresário Sérgio Guimarães, presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Teixeira de Freitas e um dos convidados do voo inaugural, a instalação dos voos insere Teixeira de Freitas na conexão aérea, condição fundamental para o desenvolvimento do município e de toda a região do extremo sul do Estado. Porque a viabilização dos voos facilita a condição de trabalho dos empresários, a dos administradores públicos e outros cidadãos que necessitam de agilidade.

“Significa o investimento na qualidade de vida da nossa gente e no desenvolvimento dos nossos municípios. A conexão aérea é fundamental para alavancar a nossa economia regional. A iniciativa do nosso governo municipal e do governo do Estado é louvável e Teixeira de Freitas merece o reconhecimento por esta conquista”, destacou o prefeito João Bosco. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: