O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira, 9 de dezembro, o nome de Rui Costa, governador da Bahia, para assumir a Casa Civil.
Costa, também do Partido dos Trabalhadores, foi eleito govenador da Bahia por dois mandatos consecutivos, sendo o mais votado na história do Estado. Além de chefiar o Executivo baiano por oito anos, Rui Costa elegeu seu sucessor Jerônimo Rodrigues.
Na Casa Civil, o político será um dos ministros que despacharão dentro do Palácio do Planalto. A Casa Civil funciona como uma espécie de centro administrativo do governo federal, responsável por articular a execução das políticas públicas pelos demais ministérios.
O cargo costuma ser ocupado por um político de confiança do presidente da República. Lula, por exemplo, teve a ex-presidente Dilma Rousseff como chefe da Casa Civil. A atuação de Dilma na pasta a qualificou para ser a indicada do PT à sucessão de Lula.
Natural de Salvador (BA), Rui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Iniciou sua trajetória política, com atuação no movimento sindical, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980. Foi vereador em Salvador e ganhou destaque como secretário estadual durante a gestão de Jaques Wagner (2007-2014) do estado da Bahia.
O político foi secretário de Relações Institucionais, elegeu-se deputado federal e, depois, assumiu a Casa Civil do governo de Jaques Wagner, que o indicou para concorrer ao governo da Bahia.
Mais
Também nesta sexta-feira (9) Lula anunciou o nome de outros ministros que vão compor seu governo. Para assumir o Ministério da Fazenda, o ex-Ministro Fernando Hadad, responsável pela criação do Prouni. O Ministério da Defesa será comandado por José Múcio, que já foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009 e ministro do Tribunal de Contas da União de 2009 a 2021.
O ex-governador do Maranhão, Flávio Dino assume o Ministério da Justiça. Flávio Dino foi juiz federal, professor da UFMA, presidente da Embratur e senador eleito na última eleição pelo estado do Maranhão. Mauro Vieira, foi indicado para assumir o Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira, foi embaixador na Argentina e Estados Unidos, chanceler do governo federal em 2015. É embaixador na Croácia.