Esperava-se uma disputa acirrada, assim como já tinha ocorrido em 2021, quando Marcos Belitardo, irmão do prefeito Marcelo Belitardo, acabou levando a melhor e por 11 votos a 8, desbancou Ronaldo Cordeiro e ganhou o direito de presidir o Legislativo de Teixeira de Freitas pelos últimos dois anos.
Mas de fato, assim que foi aberta a sessão na noite desta terça-feira, 13 de dezembro, o clima de desânimo já era visível entre os parlamentares mais ligados ao Executivo Municipal e sem precisar fazer muito esforço, o aliado do ex-prefeito Temóteo Brito e consequentemente oposição ao governo atual, Uivanthê Brito, mais conhecido como Tequinha (AVANTE), através de chapa única venceu a disputa e vai comandar a presidência da mesa diretora no biênio 2023/2024.
Além de Tequinha (presidente), foram eleitos para os demais cargos de comando do Legislativo de Teixeira de Freitas, Marcelo Teixeira (1º vice-presidente); Marquinhos Gomes (2º vice-presidente); Joris de Gel (1º secretário) e o radialista Lucas Bocão (2º secretário).
O vereador Clemeson, que era o nome mais cotado para disputar a presidência com o aval do grupo mais ligado ao prefeito Marcelo Belitardo (UB), minutos antes da votação, retirou sua candidatura e abandonou a sessão. A chapa encabeçada por Tequinha obteve 16 votos favoráveis, um vereador votou nulo e outro em branco.
Após a votação secreta e apuração dos votos o presidente eleito Uivanthê Brito ‘Tequinha’ (AVANTE), fez questão de agradecer aos seus colegas pela confiança, prometeu fazer uma gestão em favor do município de Teixeira de Freitas e falou que pretende trabalhar com ações alinhadas com a gestão municipal, para que a população possa usufruir do trabalho do Executivo e também do Legislativo. “Vou administrar esta casa ouvindo todos os vereadores e principalmente os meus colegas da mesa diretora. Deixo claro que não sou contra o prefeito, sou a favor de Teixeira de Freitas”, argumentou. (Por Ronildo Brito)