BR-101 tem 147 pontos críticos com crateras causadas pelas chuvas entre Teixeira e Itabatã

As três rodovias do extremo sul já registram 220 pontos críticos com crateras abertas pelas últimas chuvas, principalmente no trecho entre Teixeira de Freitas e Itabatã

Grandes crateras se abriram em vários pontos ao longo da Rodovia BR-101 e da BR-418 no extremo sul da Bahia. Somente na BR-101 já são 147 pontos críticos, principalmente no trecho Teixeira de Freitas ao distrito de Itabatã, no município de Mucuri. Os buracos que surgiram na pista vêm requerendo muita atenção especial por parte dos motoristas, pois já vem registrando inúmeros acidentes, especialmente os veículos estourando pneus sequencialmente.

Na tarde desta quarta-feira (14/12), a Prefeitura Municipal de Mucuri, realizou um trabalho paliativo no trecho adjacente do distrito de Itabatã, pondo terra e areia grossa nas crateras, como forma de minimizar os riscos de danos e acidentes mais graves no asfalto, até que o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes deflagre uma operação de recuperação da pista.

Nas proximidades do distrito de Itabatã, servidores do município de Mucuri promovendo paliativos sobre as crateras abertas na pista da BR-101.

A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Eunápolis iniciou, em 21 de novembro, a Operação Vita. O objetivo foi diagnosticar pontos críticos de acidentalidade nas rodovias federais que cortam o estado da Bahia. As inspeções, encerradas hoje (14), fazem parte do Projeto Nacional de Redução de Mortes (PNRM) da instituição, que contém uma série de medidas e ações a serem implementadas para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.

Os acidentes de trânsito são, por natureza, eventos complexos causados por um somatório de fatores que ocorrem simultaneamente e contribuem em maior ou menor grau para sua ocorrência. Desse modo, fatores como condições ambientais adversas (chuva, neblina etc.), condições do pavimento, sinalização e geometria da via foram tecnicamente observados.

Fatores humanos nesses locais, como estacionamento/parada irregular, velocidade incompatível, consumo de bebida alcoólica, conversões em locais proibidos, ultrapassagens indevidas, travessia irregular de pedestres e outras infrações que atuam como potenciais causadoras de acidentes também foram levadas em consideração no diagnóstico.

As inspeções técnicas viárias foram desenvolvidas por agentes integrantes do Grupo de Investigação de Acidentes de Trânsito (GIAT), que no trecho que engloba as cidades do extremo sul da Bahia é composto por 14 policiais, que atuaram em campo neste período e, conduziram uma espécie de “raio-x” que foi realizada em 595 quilômetros nas rodovias federais BR’s 101, 367 e 418, nos quais foram diagnosticados e inspecionados 220 pontos críticos: BR-418 – 62 pontos críticos. BR-367 – 11 pontos críticos. E BR-101 – 147 pontos críticos.

Pelo menos 9 veículos trocando pneus no acostamento após batidas com suas rodas numa cratera na altura do Km-933 da BR-101 adjacente de Itabatã.

O trabalho é continuado, pois, encerrada a Operação Vita, a PRF iniciará a análise desse mapeamento e diagnóstico. O relatório final, que deve ser apresentado em breve, irá nortear as ações de prevenção de acidentes, assim como otimizar as ações de fiscalização e educação para o trânsito. Além disso, a instituição passará a dispor de um levantamento técnico que possibilite, inclusive, sugerir melhorias na infraestrutura viária aos órgãos de parceiros também responsáveis pela garantia da fluidez, segurança no trânsito e preservação da vida.

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