Em decorrência das fortes chuvas que castigaram o litoral paulista, e que já provocaram 36 mortes até o momento de acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo, o presidente Lula (PT), de folga na Bahia para o recesso carnavalesco, cancelou o seu descanso para ir ao estado “acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”.
Após muita especulação de que pudesse aparecer no Carnaval de Salvador, o presidente irá deixar a Base Naval de Aratu nesta segunda-feira, 20, para visitar as cidades de São Paulo afetadas pelo temporal.
O presidente anunciou a viagem pelo twitter: “Conversei hoje com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o prefeito Felipe Augusto após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião”, informou.
“Todo o governo federal, através da @defesacivilbr e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas.”, escreveu o presidente.
Em números atualizados pela Defesa Civil-SP às 23h deste domingo, 228 pessoas estão desalojadas e outras 338 desabrigadas no litoral paulista. Seis cidades da região já declararam estado de calamidade.