Por Athylla Borborema
A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na sessão ordinária desta terça-feira (09/11), aprovou por decisão unânime a concessão de um título de cidadão honorário ao juiz de direito e escritor Marcus Aurélius Sampaio, titular da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca. O projeto de resolução que originou a concessão da honraria é de autoria do próprio presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (DEM).
O presidente Marcus Belitardo ao apresentar o projeto de resolução em favor do título do magistrado, enalteceu a vida e a história do homenageado. “O juiz Marcus Aurelius é um exemplo para a nova geração de juízes, de como deve ser um magistrado trabalhando em prol do jurisdicionado, um magistrado encorajador diante de qualquer manifestação de valor. Um ser humano incrível, aplicado, trabalhador, comprometido, letrado, homem educado, fino no trato com as pessoas, um magistrado que preza pelo convívio e pela literatura.
E acrescentou o presidente da Câmara Municipal: “A concessão desse título honorífico ao juiz Marcus Aurélius é um gesto de carinho e reconhecimento por seus relevantes serviços prestados ao município de Teixeira de Freitas, pela sua contribuição direta com o uso do bom senso em prol das camadas mais pobres, pela sua paixão pela cultura literária e pelo seu comprometimento em prol do desenvolvimento da cidade. Um magistrado por quem tenho o mais profundo respeito e admiração, quem a gente só tem a aprender”, disse Marcus Belitardo.
Quem é o juiz Marcus Aurélius
Marcus Aurelius Sampaio é filho do militar Juvenil Sampaio Lopes e da dona de casa Maria Auxiliadora Lopes. Nasceu em Governador Valadares, no vale do rio Doce, no leste de Minas Gerais. Passou a sua infância e adolescência na cidade mineira de Tumiritinga, onde cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Luís de Camões e o ensino médio no Colégio da Polícia Militar Tiradentes de Governador Valadares. Foi soldado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, tendo deixado a PM para tentar a vida nos Estados Unidos e ao retornar para Governador Valadares, iniciou o curso superior em Direito na FADIVALE – Faculdade Vale do Rio Doce em 1994. No mesmo ano foi aprovado como agente judiciário no fórum de Governador Valadares e foi com este emprego público que conseguiu pagar o seu curso superior em Direito.
No fórum de Governador Valadares exerceu as funções de comissário de menor, oficial de justiça e escrevente, tendo se formado em Direito em dezembro de 1998. Após 5 meses de formado, passou nas provas do exame da OAB e nos concursos do MPU – Ministério Público da União e no STJ – Superior Tribunal de Justiça com lotação em Brasília, quando optou pelo STJ, tendo em vista que fez o curso de Direito pensando em se tornar juiz e era preciso 2 anos, à época, de prática jurídica para se prestar o concurso para a magistratura. Em Brasília se preparou por três anos para o seu sonhado concurso e só conseguiu a tão sonhada aprovação, após 7 concursos prestados para a magistratura, quando foi aprovado para o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, tomando posse em dezembro de 2004.
Como juiz de direito, as suas primeiras comarcas foram no oeste baiano, em Malhada e Carinhanha. Em 2007, foi promovido para a comarca de Alcobaça onde ficou por quase quatro anos, quando foi promovido por merecimento em 24 de março de 2011 para a titularidade da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo Cíveis, Comerciais e Registros Públicos da Comarca de Teixeira de Freitas, e em 23 de maio de 2016, assumiu a titularidade da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da comarca de Teixeira de Freitas. Na cidade ele já presidiu as eleições municipais de 2012 e 2020.
O juiz Marcus Aurélius Sampaio, também é escritor com vários livros publicados e em 2016 foi um dos fundadores da ATL – Academia Teixeirense de Letras, da qual é o titular da Cadeira nº 06 e autor do hino oficial da instituição lítero-cultural. O juiz e escritor Marcus Aurelius tem 52 anos, é casado com a servidora pública federal Rose Nascimento dos Reis Sampaio e como fruto dessa união nasceu Matheus dos Reis Sampaio, 16 anos. Além de bacharel em Direito, possui especialização em Direito Eleitoral pela Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e possui também especialização em Direito Eleitoral pela Universidade Anhaguera (LFG) e já foi professor de Direito Penal, Processual Penal e Teoria Geral do Processo na FASB – Faculdade do Sul da Bahia no período de 2009 a 2019.